quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

As chegas de bois em Leonte

 



Tude de Sousa, conta-nos na Portugalia (1908) e no seu livro Gerez - Notas Etnográficas, Arqueológicas e Históricas (1927), sobre um costume entre as freguesias do Campo do Gerês e do Vilar da Veiga felizmente há muito abandonado que consistia na realização de uma chega de bois na extrema entre as duas freguesias. O costume procedia de uma antiga rivalidade na qual se comprovava, qual das vezeiras teria o touro mais possante.

Ambas as vezeiras possuíam (e ainda possuem) currais em Leonte: o Curral de S. João do Campo (ou de Leonte de Baixo) e o Curral do Vilar da Veiga (ou de Leonte de Cima). Há muito tempo, no início das vezeiras (em Maio) era costume lançar os dois touros a turrar, obrigando-os à lua, que de uma e de outra parte tinha muitos admiradores. Nas palavras de Tude de Sousa, "por vezes os touros brigam valentemente e já tem sucedido ficar ali algum ferido de morte; como consequência, também não poucas vezes os homens de um e outro lado armam disputa, que nem sempre acaba à boa paz."

Na altura, estava estabelecido que se o Juiz do Vilar da veiga resolvesse que não se consentisse a turra, esta não se realizaria, não havendo determinação especial, era ainda assim preciso que algum vezeiro para ela desse autorização.

Ainda nas palavras de Tude de Sousa, "é muito atrazada esta prática, feita unicamente com o intuito de gozar o espectáculo, verdadeiramente digno de Nero, sem que ao menos aproveitem d'elle o ensinamento das vantagens de uma especial selecção, reconhecendo para as funcções de reprodução as qualidades de superioridade manifestadas na lucta pelo triumphador. Há apenas o prazer de assistir a uma briga, em que os espectadores attestam uns restos que ainda lhes giram  da tradição romana e em que o circo é transportado ás alturas da Serra do Gerez."

Em Gerez - Notas Etnográficas, Arqueológicas e Históricas, é ainda referido em nota de rodapé que "em 10 de Maio de 1914 foram lançados um contra o outro, a turrar, os touros de Rio Caldo e de Vilar da Veiga, com a assistência de alguns centos de pessoas, homens, mulheres e crianças. Música e grande entusiasmo, chapéus ao ar e... Viva o Boi! Viva o Boi! - vencedor."

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: