domingo, 19 de janeiro de 2020

283... Minas dos Carris em dia de lobo pela Abelheira


Jornada pela Serra do Gerês em dia de lobo onde o nevoeiro e a chuva adornou as paisagens invernais. Apesar das vistas dos grandes espaços terem ficado turvadas pelo constante ir e vir das nuvens, foi um dia em cheio que começou de manhã bem cedo na Corga da Abelheira.

O carreiro de pé posto levou-nos a Entre Caminhos onde a intempérie que entretanto se havia adensado só nos deixava ver parte do Ribeiro Dola e os contornos difusos do Compadre que se projectava numa tela cinza como um Adamastor agigantado pelos uivos do vento. Daqui, viramos à esquerda em busca do carreiro do Castanheiro e seguimos pela baixa cumeada em direcção aos Currais de Matança passando pelo Alto do Moreira. Depois de atravessar o encorpado Ribeiro das Negras, ladeamos a pequena eira de pedra solta e seguimos direcção ao Curral de Teixeira no extremo Norte da gigante Lamalonga antes de atacar a vertente em direcção à Lavaria Nova no cimo da Corga de Lamalonga.


A lavaria ia surgindo e tomando forma nas suas decrepitas ruínas à medida que o carreiro se ia encurtando por entre histórias de minas e respirares mais pesados. Ultrapassado o declive, uma rápida passagem pelas ruínas das Minas dos Carris que ficariam para trás envoltas num vento frio e furioso quando descemos a Corga da Carvoeirinha, seguindo a antiga estrada mineira até às Abrótegas passando ao lado do curral com o mesmo nome e do Curral de Cabana Nova (ou do Conde de S. Lourenço). Caminhando já em zona de protecção total, nas Abrótegas enveredamos em direcção às Lamas de Homem para passar pela nascente do Rio Homem e pelos currais que a guardam, descendo então pelo Quelhão (deixando a zona de protecção total para trás).

O carreiro levou-nos então à boca dos Cocões do Coucelinho e depois ao Couço (Couce), seguindo depois para Lagoa. Aqui, voltamos ao ponto de partida tomando o estradão da EDP, passando pela Laje dos Infernos, ao lado das lagoas da Corga de Sobroso e mais tarde por Chã de Susana em direcção à Corga da Abelheira.

Algumas (poucas) fotografias do dia...














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: