quarta-feira, 26 de abril de 2017

Trilhos seculares - Da Preguiça ao Curral do Arenado


O Curral do Arenado sempre foi um local que desejei visitar na Serra do Gerês. Há já muito que mantinha esta pretensão e recentemente passei por este curral, chegando à conclusão que por lá já havia passado mas sem ter a certeza absoluta de que era o que procurava. Na altura a incursão foram feita a partir do Curral da Raiz e tirando partido dos então recentes trabalhos de silvicultura preventiva levados a cabo pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. As ruínas que então vira de um velho abrigo, eram de facto, o que restava do abrigo de pastores do Curral do Arenado.

No entanto, desta vez a jornada partiu da Casa Florestal da Preguiça, seguindo inicialmente pelo Trilho da Preguiça. Depois de se caminhar uns 15 minutos e de se vencer já um acentuado declive, toma-se um pequeno carreiro à direita que continua encosta acima e que nos vai proporcionar uma perspectiva de perfil do Pé de Cabril e uma visão da Costa de Istriz, do Maninho e da Costa da Laje. O nosso caminho vai-se aproximando do Arenado pelo Sul, atravessando a Ribeira da Laja por entre a vegetação que aos poucos vai reclamando o espaço pouco calcorreado.


O que resta do abrigo de pastoreio da Chã do Arenado encontra-se abrigado à sombra de um velho carvalho morto e toda a área, abandonada, foi tomada pela vegetação que nos impede de termos uma ideia clara da sua extensão enquanto curral. Seguindo a Norte, vamos continuar a percorrer um carreiro que nos levará eventualmente ao Curral da raiz depois de atravessarmos a Ribeira da Cantina.

Depois de Raiz, descemos em direcção à estrada nacional EN308-1 pela Costa da Cantina entrando numa frondosa mata de cedros, seguindo-se a triste passagem pelas mimosas antes de entrarmos na estrada, seguindo depois até à Cascata de Leonte onde tomamos de novo o Trilho da Preguiça que nos levou a passar pelo Curral da Mijaceira, Curral da Laja e Cascata da Laja, regressando então ao ponto de partida.


Algumas imagens do dia (e o album completo)...

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: