terça-feira, 1 de novembro de 2016

243... Minas dos Carris - Verão em dia de Outono


Um regresso às Minas dos Carris para fotografar o Vale do Alto Homem com as cores de Outono. Este de facto chegou, mas este dia mais parecia um dia de Verão.

Não vou fazer a descrição do percurso porque essa já aqui foi feita muitas vezes. No entanto, vou só sublinhar a percepção que o José Moreira teve neste seu regresso às Minas dos Carris ao referir que notou as ruínas muito mais avançadas na sua degradação, apontando logo de início para uma das paredes laterais da Cantina que colapsou há já alguns meses. Por outro lado, o avançado estado de ruína das quatro casas do Bairro e o estado decrépito da antiga Oficina.

De facto, e mesmo com visitas mensais àquele local, tenho sempre a sensação de que a degradação do local é cada vez maior, o que não deixa de ser verdade. Se em alguns pontos a degradação parece mais rápida, noutros nota-se que lentamente o complexo mineiro está a desaparecer.

Não chegava o desaparecimento da memória dos homens, chega em passo apressado o desaparecimento físico. No entanto, acho que algo deve ser ali feito para recordar a memória dos que ali trabalharam e já é hora de se avançar com a proposta de um monumento aos mineiros das Minas dos Carris!

Algumas imagens do dia...



































































































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: