domingo, 17 de julho de 2016

PNPG a dois passos do abismo - Estacionamento anárquico na Mata de Albergaria


Nos últimos tempos tem sido óbvio o definhar da situação no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Se o período de Verão traz sempre milhares de pessoas para o nosso único parque nacional, já não é possível disfarçar a situação que esta área protegida vive.

Recentemente, foi conhecido que o PNPG não tem capacidade para cumprir o que a lei estipula no que diz respeito ao condicionamento do trânsito na Mata de Albergaria entre Junho e Setembro. Durante este período, e desde 2007, tem sido cobrada uma ineficaz taxa de acesso com o objectivo de condicionar o trânsito motorizado no interior daquela mata. A verdade, é que esta taxa só serviu para arrecadar dinheiro que nunca foi investido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A incapacidade financeira por parte do PNPG em assegurar a cobrança aos dias da semana, fazendo-a somente aos fins-de-semana, vem a por a nú a verdadeira situação do PNPG. Por muito que aqueles que trabalham no nosso parque nacional queiram contribuir para a sua preservação, não o conseguem fazer.

A falta de investimento no PNPG tem vindo a ser escandalosa e prolonga-se já por demasiados anos!

As imagens neste vídeo mostram que os Vigilantes da Natureza não podem estar em múltiplos lugares ao mesmo tempo e tal também acontece aos Guardas da GNR que neste período de Verão se vêm a braços com uma escassez de operacionais que os impede de cumprir com as suas obrigações.

É tempo que o Estado começar a dar importância ao PNPG antes que se levante de novo o risco da desclassificação.

O PNPG encontra-se a dois passos do abismo.

Vídeo © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: