segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Resgate no Vale do Homem


Segundo noticia a edição on-line do jornal 'O Amarense', uma mulher de 53 anos foi resgatada na madrugada do dia 16 de Novembro, no estradão de acesso às Minas dos Carris ao longo do Vale do Alto Homem, Serra do Gerês.

O resgate contou com "o apoio de dois militares da GNR do Gerês, cuja actuação foi requerida às 20h25 pelo CODU do Porto, os elementos da Cruz Vermelha do Gerês chegaram junto da mulher às 22h20." A mulher apresentava ferimentos na anca e sinais de hipotermia.

Segundo O Amarense, "a vítima foi transportada para o Hospital de Braga, depois de uma demorada operação de socorro que envolveu as delegações do Gerês e de Rio Caldo da Cruz Vermelha, os Bombeiros de Terras de Bouro, de Amares e das Taipas e ainda a GNR do Gerês. A VMER de Braga também esteve no local."

O resgate foi dificultado pelo "«péssimo estado» em que se encontra o antigo estradão de acesso às Minas dos Carris tornou «muito difícil» o transporte da vítima, que foi feito em maca pelos elementos da GNR" que tiveram de percorrer uma distância de cerca de 5 km. O Amarense relata ainda que "só pelas 23h20 chegaram local quatro Bombeiros de Terras de Bouro e quatro elementos da Cruz Vermelha de Rio Caldo que auxiliaram no socorro. Mais tarde, juntar-se-iam ainda mais quatro elementos dos Bombeiros de Amares e sete da corporação das Taipas.

A vítima chegou à ambulância, estrada florestal da Albergaria, apenas às 2h00 encontrando-se já ali uma VMER de Braga."

Esta situação vem mais uma vez alertar para o estado deplorável no qual se encontra aquele percurso que em tempos serviu as Minas dos Carris. Mais de 30 anos de abandono levaram a que o estradão seja agora intransitável e que em muitos casos os resgates tenham de ser feitos a pé ou então com o recurso aos dispendiosos helicópteros.

As imagens mostram parte do percurso fotografado a 7 de Novembro de 2015.


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: