quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Plano de lavra da Mina da Corga das Negras 1 em 1943


O que hoje conhecemos como Minas dos Carris é um complexo mineiro composto por várias concessões sendo as mais importantes a Mina do Salto do Lobo, a Mina de Lamalonga n.º 1 e a Mina da Corga das Negras 1.

A Mina da Corga das Negras 1 representava um jazigo constituído por aluviões de volframite e nos quais também apareciam disseminados outros minerais que de um modo geral acompanhavam a sua formação. Pelas pesquisas realizadas, verificou-se então que a média de altura dos depósitos aluvionares era de 1,5 metros sendo 0,80 a montante da linha de água e 2,50 para jusante. Os depósitos superficiais tinham uma espessura de uns 0,20, seguindo-se-lhe uma zona com aproximadamente, 0,60 de estéril.

O plano de lavra para a Mina da Corga das Negras 1 foi apresentado a 7 de Julho de 1943 pelo então pelo Director Técnico, Francisco da Silva Pinto.

"A exploração do jazigo consiste na abertura de valas distanciadas cerca de 25 metros umas das outras e que serão abertas de modo a atingir a profundidade da Rocha-base. Estas valas vão avançando normalmente á sua direcção e sempre à medida que se retira a camada mineralizada.

Ao mesmo tempo que se faz o avanço a parte estéril é removida à pá para trás entulhando assim a parte desmontada. Logo que se começam os trabalhos de desmonte retira-se primeiramente a camada de terra arável, colocando-a de parte para que, tendo terminado o desmonte de uma faixa, se possa recobrir o terreno com ela. As terras mineralizadas são, por agora, sujeitas a uma lavagem em caleiras de modo a obter-se uma concentração suficiente. As terras são transportadas até às caleiras em carrinhos de mão que de volta aos desmontes transportam o estéril proveniente da lavagem, indo entulhar os vazios ainda existentes. Os concentrados obtidos serão transportados em muares até ao local denominado Albergaria e daqui por viaturas automóveis à oficina de tratamento que esta Sociedade possui na cidade do Porto.

Abrange o aluvião uma área de 550 x 250 metros o que com a profundidade média de 1,5 dá um volume de 206.250 m3 de material a trabalhar com um teor médio de 2%.

Tem esta Sociedade, em construção, um caminho que ligará Albergaria à sua concessão “SALTO DO LOBO”, pensa-se montar uma lavaria mecânica para tratar diariamente 60 a 100 toneladas, cujo projecto será apresentado, oportunamente."

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: