quinta-feira, 18 de junho de 2015

Trilhos seculares - Da Portela do Homem à Água da Pala


O trajecto entre a Portela do Homem e a Água da Pala permite-nos percorrer duas zonas bem distintas numa distância relativamente curta. É um percurso que não tem mais 5,2 km (ida e volta) e que nos leva a percorrer parte do traçado da antiga Geira Romana, passar pelo Curral de S. Miguel com a sua Ermida, percorrer parte do caminho mineiro para as Minas dos Carris e chegar a um antigo viveiro florestal existente na Água da Pala.

Iniciando então o percurso na Portela do Homem, deve seguir-se o carreiro que se inicia mesmo ao lado do placard informativo do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ali mesmo ao lado, encontram-se alguns marcos miliários que assinalam a passagem por aquele local da Geira Romana mesmo antes da sua entrada na Galiza. O caminho vai descendo percorrendo o início da Mata de Albergaria e um pouco mais à frente começamos a ver à nossa esquerda o pequeno muro de pedra solta que delimita o Curral de S. Miguel. Entrando no curral, veremos à frente à esquerda as ruínas do que se crê ter sido uma ermida em honra de S. Miguel ali erigida pelos habitantes de Vilarinho da Furna.

Atravessando o curral no meio da velha mata, o carreiro vai ligeiramente subir até atingir a estrada. Aqui, seguimos à direita passando então a ponte sobre o Rio Homem. No cimo da ponte podemos ver a pitoresca queda de água e se repararmos com atenção veremos próximo da ponte os pontos de apoio da antiga ponte de madeira que ali existia antes da construção de uma outra ponte em madeira que antecedeu a actual ponte.

Seguindo o percurso, viramos à esquerda e entramos no antigo caminho mineiro. Até às Minas dos Carris são cerca de 9,5 km de paisagens únicas que são atravessadas pelo caminho que segue quase sempre ao lado do Rio Homem.

Cerca de 1 km após iniciarmos este troço, chegamos ao Bosque da Abilheirinha com a sua fonte que nos refresca nos dias mais quentes. Prosseguindo o caminho, e cerca de 1 km mais adiante, chegamos a uma lagoa que antecede a Água da Pala. O local, facilmente reconhecível devido à sua grande laje granítica, é ideal para um mergulho. A Água da Pala, antigo viveiro dos Serviços Florestais e local onde se encontrava uma guarita dos cantoneiros que cuidavam da estrada mineira, fica umas dezenas de metros mais adiante.

O regresso deve-se fazer pelo percurso inverso.



















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: