segunda-feira, 15 de junho de 2015

A cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria no dia 14 de Junho de 2015


O fim-de-semana de 13 e 14 de Junho de 2015, trouxe ao Parque Nacional da Peneda-Gerês mais uma edição do 'Gerês Granfondo', uma prova de ciclismo única a nível nacional.

A realização desta prova trouxe o que se podem considerar normais constrangimentos à circulação automóvel em alguns troços de estrada na área da Serra do Gerês e da Serra Amarela.

Um dos troços condicionados encontrava-se entre a Portela do Homem e o Vidoeiro, locais onde  os guardas da GNR melhor se esforçavam em justificar o encerramento da estrada.

Ora, como muitos sabem, a circulação automóvel no troço entre a Portela do Homem e a Portela de Leonte está condicionada entre os dias 1 de Junho e 30 de Setembro ao pagamento de uma taxa de acesso no valor de €1,50. O percurso entre a Portela do Homem e o Vidoeiro ficou encerrado ao trânsito no dia 14 de Junho durante a maior parte do período de cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria, porém quando todos os concorrentes no 'Gerês Granfondo' passaram por esse percurso, o Parque Nacional da Peneda-Gerês apressou-se a reiniciar a cobrança da taxa de acesso.

Permitam-me uma breve especulação... se o Parque Nacional da Peneda-Gerês perdeu uma parte das receitas de um Domingo de cobrança da taxa de acesso devido a esta prova de ciclismo, será de deduzir que a organização possa de alguma forma ter compensado o Parque Nacional no valor dessa receita? Se assim foi, porque cobrar a taxa de acesso ainda por mais a dezenas de pessoas que estiveram condicionadas de passar nesse percurso? Mesmo que o PNPG não seja compensado do valor de perda de receita, não seria pertinente não se fazer a cobrança da taxa de acesso nesse dia? Ao fim e ao cabo, esta cobrança por vezes não é feita em dias de muita chuva...

O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem de saber melhor gerir este tipo de situações para não dar a ideia de que o que de facto interessa é o nojento lucro, mandando assim às favas a verdadeira intenção da cobrança daquela malfadada taxa de acesso. O PNPG deveria assim proceder à devolução dos montantes cobrados nesse dia.

Sem comentários: