segunda-feira, 16 de março de 2015

Testemunho


O Alexandre Matos, autor do blogue 'Mundo da Alma', lançou-me um desafio... descrever o que era para mim caminhar na montanha e tudo o que isso significa. Pensei que era um desafio fácil, enganei-me... O resultado foi o seguinte texto ao fim de alguns dias...

Pensei que fácil seria, ao fim de todos estes anos, descrever o que significa para mim caminhar nas montanhas. Deixei o tempo passar e descobri que não é!

Como descrever a torrente de emoções e sensações quando já a longe se vêm as cristas montanhosas a rasgar o céu? A ansiedade de pôr as botas ao caminho sem saber ao certo para onde ele me levará? É como precisar de novas palavras para descrever o que sinto, o que vejo e o que 'lá está'!

A montanha preenche-nos de uma forma como poucas coisas o fazem. Põe-nos à prova na nossa Humanidade.

Porquê caminhar na montanha e ser por momentos parte da Natureza que nos teme? Simplesmente, porque está ali, para vivermos...

Carl Sagan disse sobre a exploração Humana do Cosmos que "algures, algo incrível está à espera de ser descoberto!" referindo-se à imensidão do mar cósmico que todas as noites contemplamos e que desde o alvorecer da Humanidade despertou em nós a sede de conhecimento.

Não querendo de qualquer forma estabelecer uma comparação com o grande cientista e comunicador científico que nos deu o "Cosmos" e que a tantos de nós inspirou, pego nas suas palavras referindo-me à imensidão dos espaços que do alto dos píncaros serranos mais elevados contemplamos aos perscrutar os vastos horizontes e os profundos vales entre a Peneda e o Gerês. Por ali, algures, também algo incrível está à espera de ser descoberto!

Fotografia © Alexandre Matos (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: