domingo, 8 de fevereiro de 2015

Trilhos seculares - Um passeio à vista de S. João do Campo


Aproveitar a manhã da Sábado para esticar as pernas num interessante percurso que percorre parte da Serra do Gerês sem se afastar muito de S. João do Campo. De facto, o percurso tira partido dos antigos carreiros de montanha e que foram recentemente limpos e reactivados pelas gentes locais.

Iniciei a jornada junto do Parque de Campismo de Cerdeira e segui em direcção à entrada da aldeia seguindo pela estrada e depois passando em frente da Albergaria - Stop. Logo após passar a pequena ponte deve-se tomar uma estrada em terra batida que nos leva para a serra. Umas dezenas de metros mais adiante esta estrada transforma-se num carreiro de montanha e é aqui que a «aventura» começa. Nesta altura temos duas opções: o carreiro à esquerda vai-nos levar a passar sobre a Fraga do Suadouro; seguindo à esquerda (na direcção de Larape) vamos seguir a direcção desejada. Mais uns metros e nova opção... aqui, devemos seguir à esquerda (o caminho à direita vai-nos levar ao Curral de Bostelo e à Junceda). Uma pista de que nos encontramos no caminho certo é que atravessamos o pequeno ribeiro por duas vezes.


Nesta parte inicial o percurso leva-nos a passar por um conjunto de silhas abandonadas que se encontram junto do caminho e uma muito interessante silha um pouco mais afastada e que por muitas vezes passa despercebida aos visitantes. Seguindo o carreiro vamos atravessar um portelo em madeira e logo depois o caminho vai virar à esquerda fazendo-o entrar num pequeno vale o qual iremos «trepar» por um belo caminho traçado na paisagem e nas encostas aproveitando os declives que nos ajudam a superar as distâncias. No topo deste vale a vista é fantástica para a Serra Amarela que nesta altura se encontrava coberta de neve e também com uma capa de nevoeiro que se is dissipando à medida que o Sol se ia elevando no horizonte.

Aqui são várias as opções para prosseguirmos. Seguindo o caminho em frente, este leva-nos a descer para a Fraga do Suadouro e seguindo o caminho à direita, este leva-nos para o Prado de Gamil. Este prado também pode ser atingido se seguirmos em frente e virarmos à direita, numa outra opção possível. Foi esta que tomei. Seguindo este trajecto consegue-se mais adiante ter uma outra opção que nos levaria a ligar com o Trilho da Água do Sarilhão. Porém, optei seguir depois para o Prado de Gamil e depois subir até perto do Covelo de Cima onde tomei um carreiro que em direcção a Norte me levou a passar por cima da Fraga do Sarilhão e descer para o Redondelo, seguindo depois para o Trilho da Água do Sarilhão que me levou ao ponto de partida.

Ficam algumas imagens do dia...


































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: