quinta-feira, 15 de maio de 2014

Um abrigo na encosta do Modorno


O surgimento de um muro que nos faz lembrar um frágil abrigo ou um resguardo na encosta do Modorno, era algo que certamente não esperava encontrar. Mais uma vez, o efeito do incêndio de Setembro de 2013 pôs a descoberto o que parecia ser uma mariola e perto desta encontra-se um pequeno muro.

Ora, esta localização é deveras peculiar e a datação desta frágil construção é possível de ser feita com algum rigor. Assim, vejamos... até 1942 o carreiro de montanha que percorria o Vale do Homem seguia pela margem esquerda do Rio Homem até à Água da Pala. Aqui, o caminho atravessava para a margem direita a qual era percorrida até depois do Modorno, altura em que o carreiro voltava para a margem direita.

Assim sendo, aquela era uma zona de extremo difícil acesso devido às características escarpadas daquela zona na vertente da Ribeira de Modorno antes desta desaguar no Rio Homem. Haveria, é certo, a possibilidade de o carreiro poder em certo ponto flectir para Oeste, mas parece-me difícil justificar a existência naquele ponto de um abrigo, de um resguardo ou mesmo de um tipo de vigia.


Com a construção da estrada mineira, o acesso torna-se muito mais fácil e de facto o resguardo de pedra solta encontra-se a pouco mais de uma dezena de metros da velha estrada.

Quem diz que o Gerês não tem muito para descobrir?

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: