sábado, 2 de março de 2013

O saquinho de plástico

Esta imagem foi captada no dia 27 de Fevereiro de 2013, Quarta-feira, depois de um Domingo no qual notei haver muita gente a fazer pic-nics na zona do Arado. A composição fotográfica não teria nada de especial, somente uma mesa de madeira por entre um bosque, não fosse o adorno verde que compõe uma das extremidades da mesa de madeira.

Ora, sabemos que muitas das pessoas que procuram os espaços verdes para passa bons momentos como devem ter sido os momentos que antecederam a colocação do adorno na mesa, são pessoas que deverão ter uma certa preocupação ambiental e um certo respeito pela Natureza onde passam esses momentos. Infelizmente, isto nem sempre é verdade pois se assim fosse este texto não teria razão de existir e eu não me teria preocupado com o assunto. Mais incrível é pensar que naquele «fim de mundo» possa haver um serviço de recolha do lixo diário durante o Inverno (mal deve haver durante o Verão!).

Esta falta de civismo é crónica na nossa sociedade, uma sociedade que vive a prazo fechando os olhos e tentando imaginar um mundo melhor, mas feito só à imagem de cada um sem haver a mínima preocupação pelos outros. Por entre valorosos actos de voluntariado, surgem estas acções onde alguém decidiu deixar ficar o seu pequeno cérebro num saquinho de plástico verde pendurado numa mesa de madeira algures perto do Arado. Felizmente, os animais não precisam de comer dejectos...

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: