terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Turistas fogem de pagar taxas no parque do Gerês

Publicada no no Jornal de Notícias de 12 de Fevereiro de 2013, com o título "Turistas fogem de pagar taxas no parque do Gerês."

"Turistas estão a fugir do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) porque não querem pagar taxas, que chegam aos 152 euros, para andar a pé no interior do único parque nacional do país. 

“Há cada vez menos visitantes. Isso verificou-se no último verão”, explica Joaquim Carcel, presidente da câmara de Terras de Bouro, território este com a maior área territorial abrangida pelo PNPG. Para realizar caminhas no interior do PNPG, zona de proteção ambiental, os visitantes têm que pedir autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. Em vigor desde 2010 e caso seja aprovado, a taxa é de 152 euros e . “Se o valor dessas taxas fossem aplicadas no território, julgo que ninguém reclamava. Da forma como está, nós não sabemos para onde vão essas taxas. É preciso maior clareza nisto”, explica Joaquim Carcel.

Do lado de quem tem negócios no território, estes garantem que as pessoas estão a fugir para Espanha. “Na dúvida, as pessoas procuram outros destinos mais tranquilos e que não tenham que enfrentar as autoridades ou entidades administrativas”, explica José Carlos Pires, dono de um parque de campismo aberto todo ano e às portas do PNPG, que tem visto uma diminuição de turistas da montanha. “O ridículo é quando para passar de carro, entre Julho e Setembro, os utentes pagam 1,50 euros. Se a ideia é proteger, então aqui estão a proteger os carros”, refere João Reis, que realiza caminhadas no PNPG longe da vista das autoridades. “São valores impraticáveis”, crítica Rui Barbosa, montanheiro há mais de 25 anos."

Sem comentários: