terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Secelo (Vilar da Veiga)


Secelo é um lugar de Vilar da Veiga localizado acima das Caldas do Gerês já a caminho da Portela do Homem. Este lugar é conhecido por uma queda de água no Rio Gerês muito procurada durante o Verão e dá o seu nome ao que provavelmente é o mais desconhecido dos trilhos assinalados no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

No entanto, não é algum destes temas que me faz hoje escrever sobre Secelo. Em conversa com Luís Miguel Alves, famoso meteorologista amador de Bragança, surgiu a expressão 'sincelo' e desde logo «saltou à vista» a semelhança com o topónimo geresiano.

Na Folha n.º 30 da Carta Militar de Portugal do Instituto Geográfico do Exército com trabalhos de campo de 1949, o nome deste lugar surge escrito como 'Cesselo', enquanto que na mesma folha mas com trabalhos de campo de 1993 surge o topónimo 'Secelo', que é o que encontramos nos nossos dias. Curiosamente, no livro "Serra do Gerez - Estudos, Aspectos, Paisagens" de Tude de Sousa editado em 1909 refere o lugar de 'Sicêllo', topónimo muito semelhante ao termo 'sincelo' que significa o fenómeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliado a temperaturas entre os -2ºC e os -8ºC, resultando no congelamento de gotas de água em suspensão quando estas entram em contacto com a superfície.

Não sei se o topónimo 'Secelo' deriva do termo 'sincelo', mas parece-me uma boa explicação.

Fotografia © Rui C. Barbosa
Fotografia © Instituto Geográfico do Exército

Sem comentários: