quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Trilhos seculares - A Corneda

«Descobrir» a Corneda era o objectivo desta caminhada neste dia com uma data tão particular de 12 de Dezembro de 2012... particular só por causa da curiosidade numérica, por isso não me venham cá com tretas místicas e afins!

As orientações estavam decoradas e com a ajuda de uma fotografia do Paulo Costa, lá iniciamos a curta caminhada em direcção a Maceira. Daqui, tomamos a direcção da cumeada utilizando um velho carreiro que vai subindo a encosta do lado esquerdo do velho carvalho caído no Curral de Maceira. A subida foi-se fazendo por entre pingos de chuva e à vista das paisagens outonais com as cores dos carvalhos que pintam a paisagem em tons castanhos e rubros. A subida não foi muito longa até se atingir uma pequena chã e daqui rapidamente se atingiu o nosso objectivo, a Corneda encimada por um marco triangulado. A paisagem que se observava para o vale de Leonte e Albergaria, bem como para a Encosta de Palheiros eram únicas, apesar de familiares. De facto, mesmo as paisagens familiares tomam outro esplendor quando observadas de diferentes ângulos.

Da Corneda partimos em direcção às Tábuas e ao longo do caminho foi-se tendo a oportunidade de confirmar a localização de 'Ranfiado' (ou 'Pranfiado'), como que uma pala que guarda a entrada na Corga de Cagademos (possivelmente também conhecida como 'Peito de Albergaria'). Após uma curta paragem nas Tábuas à «sombra» do Pé de Medela e para uma bebida quente, encetamos a curta descida para o Curral de Maceira e daqui para a Portela de Leonte.

Algumas fotografias do dia...































Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Jorge Nogueira disse...

Bom dia,
Fotos excelentes e ótima descrição!
Com tantos "novos" nomes e designações dos prados e das chãs começa a ser dificil acompanhar estas caminhadas. Principalmente para mim, pois ando um pouco arredado das caminhadas no Gerês!
Dava-te uma dica:
Digitalizar a carta militar de cada caminhada com o trilho marcado e postá-la também com as fotos!
Que dizes disto Rui?
Abraço