quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Trilhos seculares - Pousada, Pradolã e Bicos Altos

Dia de regresso à Serra do Gerês desta vez para uma curta caminhada entre a Tribela e Pradolã com posterior passagem pelo Curral de Bicos Altos.

Manhã cedo nas Caldas do Gerês e depois rumagem para a Tribela. Depois de passar a Ponte de Cervas tomamos um carreiro por entre os restos dos cortes de árvores até encontrar as mariolas muito mais acima de Pinhô. Chegando ao ponto mais alto sobre o Vale de Rio Conho, a paisagem oferecia-nos o pico da Arrocela, Roca Negra e o Cutelo de Pias (ou Roca de Pias).

O caminho prossegue até chegar ao Curral de Pousada e a partir daqui entronca no Trilho da Vezeira de Fafião que nos levou a Pradolã. Visitei pela primeira vez este curral em dia de muito nevoeiro e somente meses mais tarde tive a oportunidade de desfrutar da magnífica paisagem que a Serra do Gerês ali nos oferece. Hoje tive a oportunidade de rever essa paisagem.

Na minha passagem por Pradolã tentei fazer algo pela árvore que ali está com o tronco partido. Utilizando a estaca que em tempos a segurou, colocamos a árvore na vertical e seguramos o conjunto com uns arames que fomos por ali encontrando. Provavelmente a árvore acabará por morrer, mas fica a tentativa de a salvar.

De seguida enveredamos encosta a baixo em direcção ao Curral de Bicos Altos aconchegado no fundo de um vale à sombra dos montes com o mesmo nome. Não sendo parecido, até porque a dimensão é muito diferente, o local fez-me lembrar o Curral do Cando por qualquer razão. No Curral dos Bicos Altos, tal como em Pradolã e em todos os currais atravessados pelo Trilho da Vezeira, está bem patente o trabalho das gentes serranas e a sua vontade de preservar a memória do povo ao fazerem a recuperação dos currais, fornos e cabanas.

Saindo do Curral de Bicos Altos prosseguimos pela Carvalhosa usando parte do Trilho da Vezeira e depois tomamos um carreiro manhoso que nos levou ao estradão e de volta ao Pinhô.

Um singelo percurso para uma manhã de Outono a prometer chuva para os dias seguintes... ou talvez não.

Algumas fotografias do dia.





































Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Jorge Nogueira disse...

Sempre bom rever :-)
Rui obrigado pela partilha!!
Abraço