domingo, 25 de novembro de 2012

Trilhos seculares - Pela Varziela e Mourinho

Apesar da ameaça da chuva (que não caiu) e do vento por vezes forte e frio, este trilho é sempre capaz de proporcionar imagens fantásticas das cores outonais na Mata de Albergaria e na Mata de Palheiros, agora que o carvalhal se decidiu a mudar de roupagem.

A parte inicial do dia levou-nos a percorrer parte da estrada nacional entre a Portela de Leonte e a Albergaria, seguindo depois pelo caminho em terra batida até à velha ponte de madeira sobre o Rio Maceira (esta felizmente terminada e mantida sempre em tempo útil). Daqui, tomamos o velho carreiro que percorre a Costa de Varziela (Bargiela) num zigue-zague que nos leva a ganhar altitude a cada passo dado. Infelizmente, não tão silencioso como desejava pois nem tive tempo de preparar a máquina fotográfica para registar para a posteridade o momento em que a corça me viu e correu encosta a baixo em busca de local seguro em relação a estranha presença. Fica o momento e é este que mais vale!...

Chegados ao Alto de Varziela perante nós está a Serra Amarela com as suas antenas a rasgar o céu, bem como a Mata de Palheiros que cobre as escarpas que se afundam no vale do Homem. Do outro lado, a Mata de Albergaria forma um tapete colorido que adorna o sopé do vale de Leonte que se estende em direcção a Galiza passando na Albergaria. Os cumes serramos são facilmente reconhecíveis desde o Cantarelo até ao Pé de Medela e aos Carris de Maceira.

O caminho prossegue por entre a vegetação e as cores do Outono até chegarmos ao Curral de Varziela (ou será Curral Velho?) e depois prosseguimos em direcção ao Curral do Mourinho, escondido por décadas de falta de uso.

Passando ao lado do Prado Marelo, desceríamos para a Portela de Leonte não sem antes vermos os restos de uma Natureza em acção.






























Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: