domingo, 11 de março de 2012

Escuredo

Deu-me esta mania, o que é que se há-de fazer?! Agora ando à procura dos marcos geodésicos e marcos triangulados que definiam o antigo Gerês Florestal. Aos poucos lá os vou apanhando, um a um... os que ainda existem / resistem à passagem das estações.

Não é só para dizer que andei ou estive por lá; os orónimos que vão surgindo são bastante interessantes e localizá-los é a minha pequena humilde contribuição para a história da Serra do Gerês. Muitos deles (marcos e orónimos) estão perdidos na imensidão daquela pequena grande serra, outros nem por isso. Todos, de uma forma ou de outra, continuam lá, altaneiros!

Desta vez estive no Escuredo. O nome, poderia assustar, e que interessante seria saber a sua origem. O Escuredo definia o limite Sul do Gerês Florestal juntamente com o marco triangulado do Françoz e o marco geodésico da Pedra Bela. Se o segundo é facilmente reconhecível e localizável, já Françoz escapa-me por completo... mas hei-de lá chegar!

Ao chegar ou marco triangulado do Escuredo, lugar massacrado pelo terrível incêndio de Agosto de 2010, a bela surpresa de encontrar um marco triangulado completamente distinto do que havia visto até então. Muitos dos marcos triangulados são feitos em cimento ou betão armado, mas este é todo ele em granito e quase uma obra de arte ali no cimo serrano.

Ficam aqui algumas fotografias... já agora se souberem onde fica Françoz, apitem!













Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

G.E. disse...

Não sei se o mesmo acontece no Gerês, mas creio ser interessante assinalar que na serra da Estrela há vários marcos geodésicos que foram destruídos por raios, tendo ficado apenas a base.

Gonçalo Elias