quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Carris, Março de 1977

Aos poucos vão-se preenchendo os espaços vazios no puzzle que constitui a história do complexo mineiro de Carris. Aqui e ali, vão surgindo algumas fotografias perdidas nas memórias de muitos que por lá passaram e que de repente surgem de novo à luz do dia.

Foi isto que aconteceu com algumas fotografias que o Luís Miguel Vendeirinho me cedeu e que aqui reproduzo. Estas imagens ajudam-nos a perceber a história daquele lugar, principalmente numa altura em que só uma pessoa lá morava. Anos depois destas fotografias iria fazer-se uma nova tentativa de reactivar o complexo mineiro. Com estes esforços gorados, o resto dos edifícios foram-se degradando até à lastimável ruína que hoje conhecemos.


Agradeço ao Luís Miguel Vendeirinho o acesso a estas fotografias porque a História das Minas dos Carris conta-se por palavras mas também por imagens. Este blogue é um primeiro passo para tentar escrever a História das Minas dos Carris, História essa que todos nós podemos ajudar a escrever. Assim, solicito a quem tiver registos fotográficos sobre as Minas dos Carris que me enviem as suas fotografias para assim ajudar a escrever uma parte da nossa História que ainda se mantém escondida. De especial interesse são as fotografias dos anos 60 e 70.

Todos os direitos serão reservados aos autores das fotografias que poderão ser utilizadas aqui neste blog ou em trabalhos posteriores.

Fotografias © Luís Miguel Vendeirinho

Sem comentários: