domingo, 17 de maio de 2009

Relembrando o Miguel - Minas das Sombras

Minas das Sombras, 17 de Maio de 2009

Foi com o intuito de pensar na pessoa do Miguel e na forma como ele vivia a montanha e esta parte da Serra do Xurés e a Serra do Gerês, e também para marcar este dia que fui convidado pela sua esposa e filhos, a acompanhá-los até às Minas dos Carris, local que despertava muito interesse ao Miguel e onde chegou a passar muitas temporadas.

Tínhamos planeado percorrer o velho trilho dos mineiros entre a Ermida da Nossa Senhora do Xurés e passando pelas Minas das Sombras chegar às Minas dos Carris. Infelizmente e mais uma vez, as condições atmosféricas não foram as melhores e decidimos ficar-nos pela exploração mineira galega, local onde o Miguel também passou muitos dias na companhia do Serrinha, o guarda que vigiava tanto estas minas como as Minas dos Carris.

O estado do complexo mineiro d'As Sombras degrada-se a cada mês que passa e pela forma como o edifício principal se encontra, não faltará infelizmente muito tempo para que o seu telhado desabe e venha a ter o mesmo fim do complexo mineiro português. Sem dúvida que as condições atmosféricas ajudam e muito para que o edifício se vá degradando, mas a inclemente mão vândala tem lá marcas que jamais se apagarão.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: