sábado, 17 de maio de 2008

O Gerês é teu Miguel...

S. João do Campo, 17 de Maio de 2008

Este é um dia triste para este blogue pois recebi a notícia do falecimento de alguém que amava a Serra do Gerês como ninguém. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer de forma mais pessoal o Miguel Campos Costa, no entanto admirava a sua paixão pela serra e as suas aventuras de passar semanas seguidas nas Minas dos Carris somente na companhia do seu último guarda, o 'Serrinha' quando para muitos os Carris eram um lugar longínquo e estranho.

Gostava de poder falar mais sobre o Miguel e as poucas palavras que um dia trocamos pessoalmente foram para me dar os parabéns pelo trabalho que aqui desenvolvo. Infelizmente não tivemos a oportunidade de um dia conversar sobre os Carris, o local que ele visitou tantas vezes. No entanto acho que posso aqui fazer eco das muitas estórias que me contavam sobre o Miguel e da forma como vivia a sua aventura. As noites de sono em Braga com a janela aberta para se habituar ao frio do Gerês ou mesmo as suas palavras quando dizia que o "Gerês é meu!!!" e que reflectia assim a sua paixão por essa montanha.

O Miguel já não está fisicamente entre nós, mas estará sempre na companhia daqueles que enveredarem por aquele vale em direcção ao topo geresiano, estará sempre ao nosso lado no amor e na paixão que nos move por estar naquele lugar.

Gostava de um dia de fazer uma homenagem nos Carris ao Miguel e a todos os que viram Carris como um lugar único. Que agora seja a sua morada.

O Gerês é teu Miguel!!!!...

19 comentários:

Agostinho Costa disse...

Pessoas como o Miguel deixam um vazio que não mais se consegue preencher. Pessoas que amam a Natureza e que são seus melhores guardiões. Pessoas que zelam e protejem, para que o futuro possa ser de esperança. À memória do Miguel curvo-me com respeito e homenagem.
Agostinho Costa
Vila Nova de Famalicão

Unknown disse...

Encontrei o teu nome aqui meu querido Miguel. Onde moram "vizinhos" teus do Gerês, a primeira de todas as tuas moradas e o lugar onde por fim descansas. Dizem bem ... o Gerês é teu Miguel! E lá do alto a tua alma protege a serra que te abraça eternamente. És um homem puro e o amor pela natureza foi feito à tua medida. Assim como o amor pela vida! Chegou demasiado cedo este dia de te ver a partir, mas deixas-me o grande ensinamento que tudo farei para cumprir ... seguir pelo trilho do essêncial, deixar que seja a alma a dar-nos fôlego nesta grande subida que é a vida. Carris ... a tua primeira e última morada. Imagino-te aí à conversa com o "Serrinha" sobre a neve que há de vir. Um dia destes prometo também eu subir. E Quando me vires por ai dá-me aquele sorriso puro que foi minha companhia desde o dia em que nasci. Tantos dia de alegria! E para os outros que agora me estão a ler fica uma grande certeza ... o Miguel, meu tio no sangue e irmão no coração, lá do alto cuidará tão bem do Gerês como sempre cuidou de mim!

Amor, tanto amor meu doce Miguel!


Raquel

Anónimo disse...

o teu amor pelo Gerês,tal como o teu amor pela vida levaram a tua boa e pura alma a descansar para sempre no teu penedo da saudade...no teu Gerês e no coração de todos nós.
Até sempre Miguel.

Anónimo disse...

O Gerês é teu Miguel,e o nosso coração também.

Anónimo disse...

Não dúvido,querido Miguel,que o teu Gerês te acolhe agora no eterno abraço que é teu e nosso.É de todos os que te amam´pois precisamos dele para nos enxugar as lágrimas e aquecer o coração.Como o teu Gerês sempre te guiou o corpo e a alma quando andaste perdido,também nós precisamos que agora nos guies...
Sorri para nós,lindo Miguel,nada acaba.Tudo é sempre para quem sabe amar.
De todos os teus.

Anónimo disse...

Saudade... é o que sinto, irmão querido, mas sei que aí no teu penedo te sentes em casa e tranquilamente olhas para todos nós com todo o teu amor. Qualquer dia é aí que nos vamos encontrar novamente... em casa
Sim o Gerês é teu Miguel

Anónimo disse...

Saudade... é o que sinto, é o que sentimos todos nós que tanto te amamos. É também o penedo onde estás agora e onde te sentes em casa. A casa onde sempre vivemos juntos e felizes, a casa para onde todos iremos um dia. E lá nos encontraremos para rir e brincar eternamante.
O Gerês é teu Miguel
e também os nossos corações

Anónimo disse...

O Gerês é teu … eternamente teu … meu querido irmão.
Recordo cada instante das nossas vidas …
Recordo cada momento das nossas caminhadas por esse Gerês que agora é teu …
Recordo o dia que finalmente atingimos Carris, esse lugar único que tanto amavas …
Recordo o teu riso, o teu olhar meigo de irmão mais velho e mais sabedor que tanto me amou e tanto me ensinou.
Saudades … tantas … tantas …

Anónimo disse...

Sabes porquê Miguel,é o Gerês tão teu?

Não poderia o Gerês escolher melhor guardião;pois não foste só tu que o escolheste como tua eterna morada,foi também a montanha que te escolheu a ti para olhares por ela.Porque será?...Tu sabes.Porque tu,querido e terno Miguel,amas a natureza como ninguém e conheces a sua sabedoria.
Parece que te vejo,de longos cabelos e densa barba.De calças russas e camisa de xadrês,desbravando o mato que é a vida...Por vezes calado,observando, por outras sorrindo...mas sempre amando com a alma tão pura como o branco da neve que tantas vezes foi a tua companheira.
É pela tua pureza,pela tua alma bela e cheia de amor,que te amamos tanto quanto a montanha que te chamou.
Um dia encontraremo-nos de novo,e contaremos velhas histórias.Até lá...sorri para nós.Pois apesar da lágrima que teima em cair,é com sorriso que me vou recordar sempre de ti.

É...essa é a tua montanha,e estas são as minhas saudades.Para sempre.

Tua prima,Rita.

Anónimo disse...

Amigo é coisa para se guardar
de baixo de sete chaves
dentro do coração
assim falava a canção
que na América ouvi
mas quem cantava chorou
ao ver seu amigo partir...
Amigo é coisa para se guardar
no lado esquerdo do peito
mesmo que o tempo e a distância
digam não
o que importa é ouvir
a voz que vem do coração...
"Canção da América"
Milton Nascimento
Esta música tem surgido na minha memória sempre que me lembro de ti Miguel, não só por fazer parte da nossa adolescência, mas acima de tudo por te sentir amigo do peito. Obrigado Miguel por tudo o que me deste, recordarei sempre o entusiasmo e o amor com que falavas do Gerês, uma das tuas grandes paixões, recordarei sempre a tua voz e o teu sorriso. Tenho a certeza que o Gerês está mais bonito e que estás em paz no teu lugar preferido.
Até sempre meu querido Miguel.
Xizé

Anónimo disse...

Olá Miguelito, nada deste mundo nem no mundo das bruxas fez com que a nossa amizade tivesse um fim, e " Ai se a Luzia um dia soubesse das coisas que nós fizémos" Tenho SAUDADES, é verdade, tenho mesmo muitas SAUDADES de estar contigo a beber umas cervejolas a fumar uns cigarritos de te houvir falar do Gerês de Carris da neve, enfim das tusa aventuras e de estarmos a "BRINCAR" com coisas e situações que poucas pessoas iriam entender. Realmente e porque continuas presente no meu dia-a-dia és único. Também é verdade que nunca fiz toda a caminhada contigo até Carris mas essa caminhada está prometida e um dia sei que a iremos fazer juntos ou tu não sejas Miguelito e eu Carlucci. Não é nem nunca será um ADEUS, mas sim um "duplo" PRESENTE. Foste ... ÉS e serás sempre o MEU AMIGO ... "teimoso", "casmurro", mas sempre o Miguelito. Este espaço é só NOSSO e as SAUDADES comprometem-me ! TU SABES ! IÁ, IÁ, IÁ. Andas por Carris e não penso ir aí hoje mas que este nosso grito de guerra "INDIO" por nós soltado em inúmeras ocasiões nunca se deixe de ouvirem CARRIS ou em nós "HOJE ONTEM E AMANHÃ". HASTA SIEMPRE MIGUELITO. Do teu sempre presente amigo CARLUCCI.

Anónimo disse...

Olá MIGUELITO, o Gerês é e será sempre teu. Hoje estive a beber umas super-bocks onde o ano passado estivemos juntos a comemorar o NATAL. SAUDADE, AMIZADE, chamalhe .... AMOR. Adorei ter-te como amigo agora e sempre. HASTA SIEMPRE, CARLUCCI

Anónimo disse...

Olá MIGUELITO, como estás aí por CARRIS ???? Aqui caiu um bom bocado da neve que todos sabemos que adoras. Se fosses um INDIO BLACKFOOT mandavas-nos SINAIS DE FUMO para comunicar, mas como és o MIGUELITO penso que mandaste um pouco do "manto branco" onde estás envolto aí em CARRIS para nos PRESENTEAR. Pelo que fôste pelo que nos fazes recordar pelas saudades que teimam em continuar OBRIGADO. Hasta siempre, CARLUCCI

Unknown disse...

Miguelito faz agora um ano meu amigo que partiste e continuas sempre presente. Diz o povo que só nos lembramos das coisas más e esqueçemos as boas e o facto teres partido á um ano para uma das tuas viagens pareçe corresponder ao velho ditado. Contudo Miguelito consigo questionar esse mesmo ditado porque não me estou a lembrar onde poderás estar, estás aqui comigo e eu acho isso fixe. Obrigado por sermos amigos.

Margarida Cardozo disse...

Sete para oito anos e sempre PRESENTE!
SAUDADE IMENSA!
Sempre e eternamente unidos!
Sabes quem sou...
Breve estaremos num só, agora para sempre!
Tua G.

Margarida Cardozo disse...

Para ti Miguel, meu grande amor.... a última...

https://www.youtube.com/watch?v=AOMyS78o5YI

Beijinhos do tamanho do mundo.

G.

Margarida Cardozo disse...

Meu amor!
Ele é teu (onde moras) e tu meu... para sempre!!!!
Dez anos passados e tu em mim, como há 30 anos!!!
Bem guardadinho naquela caixinha,no cantinho do meu coração.
Serás SEMPRE o meu GUARDIÃO e eu a tua....ninha!
Todo o meu ser continua a sangrar pela tua ausência...mas aqui, eu sinto-te e pressinto-te... Continuamos unidos!!!
O amor de todos nós <3 <3 <3 e agora de mais um <3, jamais morrerá!!!
Eternamente tua,
Guida

Margarida Cardozo disse...

Tu e sempre teu...passaram 13 anos!!!
Até sempre, meu eterno Amor!
Da sempre tua "menininha", meu "guardião"!!!
<3 <3 <3

Margarida Cardozo disse...

Beijo enorme, Miguel.
O Gerês é e será sempre teu.