quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Nomes há muito esquecidos

Carris, 1941

Dias após Domingos da Silva ter feito o pedido de concessão da exporação mineira no Salto do Lobo, uma outra pessoa, do nome José Maria Gonçalves de Freitas, requeria também a concessão da exploração denominada 'Salto do Lobo ou Carris'. Tendo posteriormente passado para outros nomes, este pedido de concessão foi originar um litígio entre duas partes relativas à exploração mineira daquela zona da Serra do Gerês.

Ao longo de muitos meses as duas partes entraram num conflito burocrático onde cada uma apresentava vários documentos (atestados, cróquis, fotografias, etc.) para comprovar o direito à exploração. Entre esses documentos encontrava-se o seguinte cróquis onde estão detalhados alguns nomes e designações de zonas perto do Salto do Lobo e dos Carris, designações essas que se acabaram por perder com o tempo. Surgem também designações que aparentemente só existiram neste conflito, tais como Ravina do Salto do Lobo ou Poço do Salto do Lobo, que na altura várias pessoas atestaram não existir na Serra do Gerês!
Posteriormente este litígio acabaou por ser sanado com a passagem das respectivas concessões para a Sociedade Mineira dos Castelos Lda que acabaria por iniciar a exploração de volfrâmio naquela zona. Mais um pequeno pedaço da História...

© (Não está permitida a reprodução destes documentos) / Edição: Rui C. Barbosa

Sem comentários: