sábado, 25 de agosto de 2007

Novas memórias do passado...

Carris, 20 de Outubro de 1941

Em Outubro de 1941 o jornal 'O Comércio do Porto' editou uma série de reportagens relacionadas com a Serra do Gerês, prestes a fazer parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Uma dessas reportagens estava relacionada com as Minas dos Carris e é acompanhada de duas fotografias. Apeaar da má qualidade das mesmas, penso que constituem dois documentos visuais interessantes que nos ajudam a ter uma ideia da arquitectura das ruínas que na actualidade observamos nos Carris.

A primeira fotografia (que faz a ilustração inicial desta entrada no blogue) mostra o jornalista Luís Humberto acompanhado pelo responsável do levantamento das ruínas da mina áquela data, Dr. A. Scheneider-Scherbino. Esta fotografia mostra dois aspectos interessantes: o primeiro é o facto de podermos ver por cima do ombro direito do Dr. Scheneider-Scherbino o verdadeiro aspecto de um dos edifícos dos quais hoje somente restam três paredes e que na altura servia como oficina e armazém; o segundo aspecto interessante desta fotografia é a quantidade de troncos de madeira que se encontram amontoados por detrás dos dois homens.

A segunda fotografia desta entrada no blogue deverá ser única pelo facto de nos mostrar parte da lavandaria de minério. Este deverá ter sido um dos edifícios de maior volumetria existentes nas Minas dos Carris e na imagem pode-se facilmente distinguir parte do telhado desse edifício. Outro aspecto interessante é a quantidade de escombro já existente na Corga de Lamalonga e que ainda hoje caracteriza aquela paisagem na Serra do Gerês.

Fotografias © 'O Comércio do Porto' / Edição: Rui C. Barbosa

Sem comentários: