segunda-feira, 6 de junho de 2022

ICNF assinala perigo nas Minas dos Carris

 


Após o envio de um correio electrónico para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decidiu assinalar o perigo existente no antigo poço mestre das Minas dos Carris.

Este antigo poço de extracção mineira tem uma profundidade de cerca de 150 metros e encontra-se a céu aberto, tendo sido anteriormente vedado por uma tímida vedação que pretendia impedir o acesso à proximidade do poço.

Neste mesmo poço existem duas colunas que se encontram em perigo emitente de derrocada devido à ausência de suporte das sapatas de apoio que são erodidas a cada dia que passa. 

Podem fazer uma viagem pelo poço no vídeo a seguir...


Porém, a curiosidade leva muitos a ultrapassar os limites daquela vedação para se debruçarem sobre o verdadeiro abismo que ali se encontra.

No correio electrónico enviado a 2 de Abril de 2022, referia que "apesar de ser um fervoroso adepto da conservação patrimonial do testemunho edificado no velho complexo mineiro, sou da opinião que urge uma intervenção no local com a derrocada provocada das duas colunas, a colocação de uma vedação que de facto impeça o acesso ao poço a céu aberto e a colocação de sinalética de perigo."

Recentemente foi colocada a sinalética de perigo do local...




Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

Excelente iniciativa em ter enviado o email Rui! À muito que se pedia esta proteção. Sou da opinião que se devem manter as ruínas sem dúvida alguma, mas são necessárias intervenções urgentes para que estas possam ser seguras e possíveis de visita. Existem outras zonas de perigo nas minas, e acho que o icnf deveria ter sido mais cuidadoso para que colocasse sinalização em outros locais em que é urgente. Infelizmente peca por muito tardia esta intervenção, http://carris-geres.blogspot.com/2007/06/zonas-de-perigo-nos-carris.html?m=1. Esta sua publicação demonstra bem isso. Mesmo assim bem hajam por terem colocado esta sinalização de alerta e obrigado pela iniciativa Rui.