quarta-feira, 22 de junho de 2022

Trilhos PNPG - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

 


O Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros, é um trilho circular de pequena rota que decorre nos domínios de Fafião, Serra do Gerês.

Segundo a informação disponível on-line, o percurso encontra-se dividido em duas partes de dificuldades distintas, sendo uma parte mais acessível e o restante percurso aconselhado a caminheiros mais experientes.

O percurso inicia-se na transmontana aldeia de Fafião, conduzindo-nos inicialmente pelas ruelas da aldeia e levando-nos a visitar um miradouro que nos permite uma visão sobre o lugar e o horizonte recortado pelas serranias. Daqui, seguimos em direcção ao Fojo do Lobo de Fafião, testemunho secular de uma velha luta de sobrevivência tanto de homens como dos animais. A perspectiva paisagística que temos desde este lugar é soberba, sendo encimada pelos Bicos Altos.


Deixando o fojo, iniciamos a descida até ao Rio Fafião passando pela estátua do Lobo de Além. Após uma curta distância percorrida em asfalto, enveredamos por um pequeno bosque que nos levará ao lagar de azeite comunitário, chamado de Lagar da Cancela, com o moinho com o mesmo nome localizado por baixo.

Aqui atingimos o ponto mais baixo desta parte do percurso, atravessando o Rio Fafião sobre grandes lajes que só devem ser percorridas entre Abril e Novembro quando as águas do rio se apresentam menos tumultuosas. Após subir um pequeno carreiro depois de se atravessar o rio, chegamos de novo à estrada asfaltada e flectimos à direita, seguindo na direcção da Ponte da Pigarreira. Aqui, o Rio apresenta várias lagoas que são procuradas nos dias de canícula.


Seguimos então pela Ponte Pequena, lugar onde o Rio Conho que mistura com o Rio Fafião, e continuamos na vertente por onde corre um trilho de pastoreio. Mais adiante, teremos de atravessar o Rio Conho e de novo, esta passagem só deve ser feita em ou após dias menos chuvosos. Mais acima, chegamos então às Agueiras "Zagueiras", a zona onde o Rio Conho é atravessado em enormes passagens de água vinda de vários ribeiros. Um pouco adiante encontramos mma das melhores vistas deste trilho, sobe a Fecha do Quelhão (ou Quelhões), uma cascata com mais de 40 metros e que é apreciável por entre a vegetação em todas as estações do ano.

O caminho segue agora por uma estrada florestal que mais adiante nos vai proporcionar uma paisagem fabulosa sobe o Rio Fafião e sobe o Fojo do Lobos de Fafião a partir de um miradouro natural. Continuando na estrada florestal, vamos descer até uma ponte cimentada, que permite a passagem do gado da vezeira, e a partir da qual se podem apreciar as paredes graníticas da Laja da Figueira. Mais adiante, podemos fazer um desvio até ao Poço Verde, mas o traçado segue por um carreiro que entre na zona mais complexa do primeiro trecho do Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros, com uma subida composta por três sectores bem complexos, conhecido como Trilho da Levada. No final desta subida, podemos fazer um desvio até ao Miradouro de Fafião.


A segunda parte do percurso vai atravessar o Carvalho das Lavradas e mais adiante surge uma zona de imensas águas, sendo estas levadas escavadas servem de apoio à aldeia. Atenção ao desvio a partir deste ponto para um carreiro mariolado que nos vai levar por uma subida à Roca do Touro, com vistas privilegiadas sobe o Rio Cávado. No final da subida, passamos perto de um dos cercados das cabras da vezeira e logo a seguir temos o desvio para a subida à Roca do Touro.

Mais adiante surge a Poia das Cabras de Fafião, um dos dois cercados construídos para guardar a rés (cabras) nas épocas quentes, iniciando-se depois a descida para a Chã das Fontelas e depois para o Penedo do Salto, enorme granito natural muito famoso em Fafião. A descida vai continuar em estradão até retomar escapatória para visitar o Penedo Pinto. O Penedo Pinto é uma rocha natural que forma uma pequena cave com passagem de água nas épocas de chuva, tendo logo abaixo a Silha dos Ursos do Penedo Pinto.

Após passarmos a silha, temos uma ligeira subida e, finda esta, iniciamos uma descida até à Cruz de Ceidoiro através de um trilho mariolado e marcado, mas complexo, que percorre miradouros perigosos e cujo caminhar exige cuidado. No final da descida, chegamos a uma estrada municipal asfaltada e pouco mais adiante viramos à esquerda na direcção da Cruz de Cedoiro e passando por Lajões, local fabuloso para um óptimo final de tarde, com um miradouro natural com vistas sobre o Rio Cávado e sobre a aldeia.

Após percorrer a vertente com um emaranhado de estradões, somos direccionados para atravessar uma pequena ribeira e chegamos à "Beiga", uma zona de cultivo da maioria das famílias da aldeia. Em breve, voltamos à zona urbana de Fafião com passagem na Capela de São Tiago, passagem no Ecomuseu (onde devemos dar um cachaço no Júlio, e visita à Fonte de São Tiago que fica por trás da Capela).

Ficam algumas fotografias do dia...






























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Francisco Ascensão disse...

O Júlio costuma estar sempre por lá?

Rui C. Barbosa disse...

Sim, está sempre por lá. É bater forte!