terça-feira, 28 de junho de 2022

Uma antiga construção em Lamas de Homem?

 


Na minha mais recente visita às Minas dos Carris, acabei por descer até Lamalonga e regressar pelos Cocões do Coucelinho, subindo através do Quelhão para os Currais de Lamas de Homem.

Em Lamas de Homem encontramos uma série de currais que foram identificados no texto "Para um estudo dos currais de Lamas de Homem" publicado a 10 de Setembro de 2016. No entanto, desta vez, reparei num curioso alinhamento de pedras.

Por vezes, e por muitas vezes que passemos por um determinado local, estes «pequenos» pormenores passam despercebidos ou então não estamos atentos àquilo que está mesmo à nossa frente. São inúmeras as vezes que por ali passei e nunca havia reparado neste alinhamento de pedras.

Ao notar o primeiro alinhamento, fui confirmar se no lado oposto ou numa linha de 90.º existiria algo de semelhante e para meu espanto, lá estavam outras pedras a definir o que parece ter sido a base de um edifício que em tempos possa ter existido em Lamas de Homem.

As imagens seguintes obtidas no Google Earth mostram o alinhamento a localização do edifício em relação ao denominado 'Curral do Roquinha' em Lamas de Homem.

 



Na verdade, e ao contrário do que acontece com o edifício que em tempos existiu nos Prados da Messe e do qual restam as ruínas (tendo sido construído pelos Serviços Florestais em finais do século XIX ou princípios do século XX), não existe nenhuma referência à presença de um edifício em Lamas de Homem.

Assim, o que terá ali existido? A possibilidade de ali ter existido um edifício dos Serviços Florestais não deve ser posta de parte. Por outro lado, no livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês" (Rui C. Barbosa, Dezembro de 2013) são referidas a presença de concessões mineiras naquela zona: Lamas de Homem 1 com registo mineiro n.º 60, a 23 de Março de 1943 e Lamas de Homem 2 com registo mineiro n.º 62 a 23 de Março de 1943 (ou n.º 2, a 2 de Abril de 1945), por parte da Sociedade Mineira dos Castelos Lda., junto da Câmara Municipal de Terras de Bouro. Terá aquela ruína sido parte de um edifico mineiro?




Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados) e Google Earth

3 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boa noite Rui,
Parece-me pouco provável que seja uma antiga ruína de um edifício mineiro, já que o estado de degradação da construção é muito elevado. A não ser que tenha sido demolido ou não finalizada a construção, é muito estranho que um edifício possa desaparecer assim tão rápido sem registos históricos nenhuns. Não será ainda mais antigo que a época mineira da serra do Gerês? Seria interessante apurar isto junto de responsáveis dos baldios de cabril

Rui C. Barbosa disse...

Estou aberto a qualquer possibilidade. Entre os edifícios das Minas dos Carris, do edifício que se encontra ao lado da Cantina (quem chega ao complexo do lado esquerdo), pouco resta a não ser a base em alvenaria.

Duvido que os baldios de Cabril tenham conhecimento da existência desta 'ruína'.

Qual seria a sugestão?

Francisco Ascensão disse...

Pois, comparando com o edificio ao lado da cantina talvez até possa ser um antigo edifício mineiro. Não será uma eira antiga de lamas de homem? No entanto tem ainda uma dimensão considerável o que me leva a pensar que a estrutura não fosse uma eira.
Dado o estado em que se encontra, eu penso que é um edifício bem mais antigo do que a época mineira na serra do Gerês, muito provavelmente dos serviços florestais.