quinta-feira, 2 de junho de 2022

Serra do Gerês - Do Campo do Gerês a Junceda pela GR50

 


Uma caminhada pela Serra do Gerês entre a aldeia de Campo do Gerês e a antiga Casa Florestal de Junceda, seguindo pelo traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês, nomeadamente parte da Etapa 12.

Esta etapa liga Campo do Gerês à Vila do Gerês (Termas do Gerês, Caldas do Gerês), por caminhos e carreiros ancestrais que as comunidades locais utilizavam para aceder aos recursos da serra, enquadrando-se o traçado num ambiente de montanha. Esta é uma denominada "...zona de interflúvio, o que significa que uma parte do percurso, mais propriamente até Junceda, é realizada de forma ascendente e outra parte de forma descendente." O traçado da GR50 foi abandonado quando este flecte à esquerda em direcção ao Miradouro de Junceda na estrada florestal.

Iniciei o percurso no centro da bela aldeia de Campo do Gerês, seguindo pela estrada municipal até um ponto identificado por um marco miliário para um caminho secundário que acompanham um pequeno ribeiro. Seguindo através de um caminho rural, vamos cruzar o ribeiro numa pequena ponte e, a partir daqui, faz-se a progressão até Junceda. A parte inicial do percurso vai nos fazer ganhar altitude, seguindo pela Corga do Coval. Este é "...um vale profundo, de vegetação abundante, formado pelas nascentes do Cabeço do Pinheiro, onde chegaremos em breve, depois de passar uma vedação de arame de contenção do gado que pastoreia livremente na serra."

Na zona do Cabeço do Pinheiro o percurso cruza uma zona relativamente húmida, que pode alagar em períodos de forte pluviosidade. Variando consoante a estação do ano, "...o tipo de vegetação que aqui ocorre enquadra-se no habitat “urzais-tojais mediterrânicos não litorais”, considerado uma das comunidades de conservação prioritária no Parque Nacional..." observando-se "várias espécies da flora natural da região, destacando-se os tapetes de tormentelo e as orquídeas selvagens, como o satirão-macho." Assim, e por se tratar de uma zona relativamente frágil, deve-se ter o máximo cuidado na sua preservação.

A GR50 leva-nos então até à Chã de Junceda e um pouco mais adiante vemos a antiga Casa Florestal de Junceda, exemplar perfeito do património abandonado que existe no Parque Nacional da Peneda-Gerês e que o Estado prefere ver a degradar a ser atribuída a quem dela faça melhor proveito.

Após uma pequena paragem para um café, prossegui a jornada seguindo pela estrada florestal que me levou até perto do Curral de Lameirinha, tomando aqui a estrada panorâmica que me levou de volta ao Campo do Gerês.
























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: