quarta-feira, 22 de junho de 2022

Simples cuidados e precauções nas actividades de montanha

 


Dizem que chegou o Verão e com ele a possibilidade de muitas caminhadas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e não só.

A seguir, alguns cuidados e precauções a ter nas vossas caminhadas:

- É essencial que planifiquemos a nossa caminhada e, se possível, deixar indicações por onde iremos passar. É certo que durante o percurso por vezes decidimos fazer alterações, mas estas indicações podem ser úteis em caso de haver a necessidade de um resgate.

- A ser necessário, solicitar as devidas autorizações (ICNF, baldios, etc.). Lembrem-se que o seguro, caso o tenham, se pode descartar de responsabilidades se estas autorizações não existirem!

- Durante as caminhadas evitar deixar marcas da nossa passagem; não criar montinhos de pedras inúteis e evitar deixar lixo orgânico (a montanha ou o entorno não necessita de ser adubado!).

- Analisar sempre as previsões meteorológicas em qualquer estado de tempo!

- Principalmente nas áreas protegidas devemos sempre caminhar pelos carreiros ou trilhos existentes e se possível devemos ajudar na sua manutenção.

- Evitar fazer ruídos, os teus berros infantis não fazem parte do meio onde te encontras!

- Não te esqueças do kit de primeiros socorros.

- Noutro kit deves colocar acendalhas, fósforos ou pederneira, e outro equipamento de sobrevivência.

- Não confies cegamente no GPS ou na app do teu telemóvel. Aprende a usar uma carta topográfica e de preferência leva uma cópia que cubra a zona por onde vais caminhar. Não te esqueças da bússola (não sabes usar? Aprende!)

- Deves levar comida e água de reserva, além da que achas que vais necessitar na caminhada. Recorda que, principalmente no Verão, os cursos de água ou as fontes e nascentes podem estar secas.

- O teu telemóvel deve estar com a bateria totalmente carregada e se possível, ter uma de reserva ou a possibilidade de o recarregar.

- A caminhada pode demorar mais tempo do que prevês e pode surgir a necessidade de pernoitar de emergência na montanha. Assim, leva uma manta térmica para ajudar a preservar a temperatura corporal durante a noite.

- É importante a escolha da roupa que usas. Evitar roupas escuras no Verão, ter cuidado com o calçado que deve ter um número acima do que calças. Não te esqueças do chapéu no Verão ou do gorro no Inverno.

- Os bastões ou varas de caminhada não são um preciosismo de montanheiros ou pedestrianistas. Se possível utiliza dois, pois ajudam-te na marcha e podem ser úteis em diversas situações.

- Sê cordial e cortês e faz o favor de cumprimentar os outros caminhantes com os quais te cruzas, bem como os habitantes dos locais que visitas. Não sejas grunho nem te finjas de surdo!

- Ao passares em portelos ou cancelas, fecha-as se estiverem fechadas e deixa-as abertas se já estiverem abertas.

- Ao atravessar zonas vedadas, tenta primeiro pedir autorização fazendo notar a tua presença.

- Na presença de cães de guarda de pastoreio, tenta rodear a manada ou o rebanho e NUNCA tentes atravessar pelo meio.

- Não interfiras com os animais. Não recolhas plantas.

- Faz uma inspeção visual ao corpo (e roupa) após a caminhada para confirmar que não trouxeste nenhum passageiro indesejado (carraças). Na Primavera e até finais de Setembro, inícios de Outubro, a carraça está muito ativa e é muito fácil trazer alguma agarrada depois de uma caminhada.

- Um frontal não pesa assim tanto e fica bem arrumado na tua mochila. Em situação de pernoita de emergência pode ser útil e não tens de gastar a bateria do telemóvel. Da mesma, ao lado pode estar um poncho para a chuva.

- No Verão, o Sol pode ser inclemente para os teus olhos. A exposição prolongada aos raios solares e ao seu reflexo nas rochas mais claras aumenta a probabilidade de mais tarde poderes desenvolver cataratas ou lesões oculares. Utiliza óculos de Sol certificados para protecção UV.

- Tem atenção às camadas de roupa para controlo da temperatura corporal nas diferentes estações do ano.

- Faz fogo somente se tiveres mesmo necessidade e após o seu uso, certifica-te que fica bem apagado com água e terra.

- Lembra-te! Em montanha podes não ter cobertura de serviço de telemóvel.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

6 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boas Rui! Tenho a carta topografica do PNPG da adventure maps, no entanto como deve saber, não tem propriamente grande detalhe nos trilhos do alto da serra. Como gostava de recorrer o mínimo possível ao GPS, pelo contacto mais com o natural e menos tecnológico, pergunto se há mais algum mapa mas que tenha melhor detalhe. É provável que a carta militar tenha, mas como não tenho nenhuma do Gerês especificamente, pergunto. Agradecido!

Rui C. Barbosa disse...

Viva Francisco,

As cartas militares são o melhor que se arranja. A carta da Adventure Maps contém alguns erros e sim, o detalhe não é o melhor sendo 1:50.000.

Francisco Ascensão disse...

A escala da carta militar é 1:25000, certo? Outra questão é, para cobrir a área toda da serra do Gerês são três cartas militares certo? Há uma que é mais da zona de Montalegre, outra de Terras de Bouro, e outra que completa a zona de pitões das júnias, penso, mas se me puder confirmar agradeço!
Obrigado rui

Rui C. Barbosa disse...

Sim, 1:25.000.

Para a Serra do Gerês são várias cartas: 9, 30, 31, 43 e 44.

Francisco Ascensão disse...

Obrigado pela atenção Rui. Há alguma forma de comprar as mais antigas também? Não as encontrei no site do CIGeoE

Rui C. Barbosa disse...

Não deve ser fácil.