quinta-feira, 16 de junho de 2022

Serra do Gerês - Da Pedra Bela ao Vale de Teixeira

 


A caminhada da Pedra Bela ao Vale de Teixeira permite-nos visitar três currais (inseridos no Trilho dos Currais) antes de descermos para o magnífico Vale de Teixeira.

Nos idos dos Serviços Florestais que estiveram na Serra do Gerês entre 1888 até finais dos anos 60 do século passado, a Pedra Bela era local de viveiro florestal do qual ainda hoje se podem ver as estruturas para tal utilizadas. Com a chegada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, as estruturas - bem como a casa florestal ali existente - seriam abandonadas com as decisões políticas tomadas na governação de Aníbal Cavaco Silva.


A Pedra Bela permite-nos uma paisagem única sobre o Vale do Rio Gerês e sobre as Termas do Gerês. Supostamente, antigo local onde os pastores velavam o gado (resultando assim na deturpação do termo 'Vela' em 'Bela'?), ainda guarda os sinais da delimitação do perímetro do Gerês Florestal com a cruz gravada em baixo-relevo num dos miradouros.

Saindo da Pedra Vela, tomamos o traçado do Trilho dos Currais seguindo na direcção Nascente e caminhando através de uma estrada florestal que em poucas centenas de metros nos leva até ao Curral da Espinheira. Verdadeiro anfiteatro sonoro da passarada, é aqui que podemos ver um (infelizmente alagado) abrigo pastoril de construção tipicamente geresiana. O local é óptimo para escutar o cantar dos pássaros e nas manhãs mais tranquilas facilmente se testemunha o silencioso e delicado caminhar das corças.

O caminho leva-nos então serra adentro, ondulando por entre as suaves vertentes e atravessando pequenos bosques. Aqui e ali, as pequenas aberturas permitem que a visão alcance mais longe ou um alto mais próximo, passando pelo Vale de Salgueiros antes de bordejar o Varejeiro e o Alto de Rebolar, já na chegada ao Curral da Carvalha das Éguas na Chã da Carvalha das Éguas. Este será talvez um dos currais mais conhecidos de toda a Serra do Gerês, local de abrigo das primeiras noites da vezeira, é engalanado por dois seculares carvalhos que lhe proporcionam uma paisagem bucólica.


Deixando a Chã da Carvalha das Éguas para trás, em pouco tempo chegamos ao Curral da Lomba do Vidoeiro com o seu pequeno abrigo pastoril. É aqui que abandonamos o traçado do Trilho dos Currais para enveredar por um carreiro de pé posto que nos levará ao Portelos de Teixeira antes de descermos para a margem direita do Rio de Teixeira, atravessando-o e chegando ao Prado de Teixeira com o seu curral e abrigo pastoril.

Após uma paragem no Prado de Teixeira com a sua aprazível lagoa, iniciamos o regresso, seguindo o trajecto inverso até ao Curral da Lomba do Vidoeiro, mas aqui tomando a direcção do caminho florestal, descendo e percorrendo a Encosta do Cacaruto antes de chegarmos de novo à Pedra Bela.








Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: