sábado, 18 de junho de 2022

Trilhos seculares - A Carris de Maceira e à Lomba de Pau

 


A paisagem transmuta-se e os cenários nunca se repetem numa montanha que se enche de sentimentos à medida que por ela caminhamos. É o que acontece quando subimos paulatinamente para Carris de Maceira depois de percorrer o Vale de Maceira.

Aqui, e apesar de estarmos perto de uma estrada movimentada, estamos «longe» de tudo, imersos nas profundezas das histórias que fazem estas montanhas, a Serra do Gerês, lugar único em Portugal. Sim, sim, existem outras montanhas lá por fora que nunca visitei e que possivelmente nunca visitarei, mas as montanhas geresianas são as mais altas na sua personalidade. Por aquilo que nos fazem sentir, as outras são apenas pequenas colinas...



A subida para Carris de Maceira não é para ser feita de ânimo leve. Quem espera um carreiro fácil, depressa nota o esforço necessário para afundar aquele vale no nosso horizonte e ver surgir as paredes quase alcantiladas de Fontaíscos. Aquele vale é um cofre que guarda segredos que merecem ser revelados para memória da riqueza destas paragens.

Passando Tábuas, subimos para o Curral de Carris de Maceira e pouco depois temos a visão do imenso colosso acastelado que é o Pé de Medela, elevando-se altivo sobre a Corga de Cagademos. O caminho vai-nos desviar para Carris de Maceira e em breve passamos ao largo da Corga dos Cântaros e do Cabeço dos Cântaros, seguindo então através do Vale da Lomba de Pau e sobre a Costa de Covilhão antes de chegarmos ao Curral de Lomba de Pau. Aqui, tomamos o caminho que nos leva pela Gralheira para a Chã da Fonte, Preza e Vidoal, antes de iniciarmos a descida para a Portela de Leonte passando pela Chã de Carvalho.






































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

8 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Rui, o curral que está situado no vale de maceira, é o curral de tábuas? Não era o de carris de maceira? Se tal assim for, muitas pessoas estarão erradas!

Francisco Ascensão disse...

Que vezeira está no vidoal?

Rui C. Barbosa disse...

Penso ser a vezeira do Vilar da Veiga.

Rui C. Barbosa disse...

No Vale de Maceira temos o Curral de Maceira e mais ao fundo o Curral de Fontaíscos. O Curral de tábuas está a caminho do Curral de Carris de Maceira, mas ainda não dei com a cabana (se é que existe ou existiu).

Francisco Ascensão disse...

Então o curral de carris de maceira é o situado a maior altitude, já fora do vale?

Francisco Ascensão disse...

Ainda não se descobriu o curral de fontaiscos pois não?

Rui C. Barbosa disse...

Sim, Carris de Maceira é mais acima e já fora do vale.

Rui C. Barbosa disse...

Sei a localização do Curral de Fontaíscos, mas ainda não consegui lá chegar...