terça-feira, 14 de junho de 2022

Trilhos seculares - Da Abelheira ao Pico da Nevosa

 


Nos últimos tempos tenho utilizado a Corga da Abelheira para aceder de forma mais rápida ao Pico da Nevosa e assim evitar o calvário da descida pelo antigo caminho mineiro para as Minas dos Carris. A Abelheira é uma verdadeira porta de entrada para as profundezas selvagens da Serra do Gerês, com a sua subida a levar-nos a Entre Caminhos onde nos surge um panorama de uma imensidão e grandeza só descritível para quem por ali se detém em momentos de contemplação!

Depois da subida da Corda da Abelheira, o caminho leva-nos por uma descida para os Currais de Biduiças e daqui, ao longo da margem direita do Ribeiro da Biduiça, seguimos em direcção ao Curral de Rochas de Matança. Já anteriormente referi que os caminhos serranos mantêm-se por onde os animais (e alguns aventureiros) ainda passam; porém, outros caminhos vão desaparecendo e apenas a presença das valiosas mariolas (não de montes de pedras colocadas ao acaso) assinalam as passagens. Assim, deixando o alagado abrigo pastoril de Rochas de Matança para trás, seguimos encosta acima em direcção à Matança, ladeando-a a Nascente em direcção do Marco K.

Os tímidos caminhos levaram-nos então para as Negras com os seus currais ainda verdejantes num dia onde o calor foi dando merecidas tréguas. Dos Currais das Negras subimos através da Garganta das Negras para a base do Pico da Nevosa que acabamos por vencer através do acesso Norte, ganhando os horizontes de daqui se nos deparam.


Segundo o blogue Garcias - Montanhas de Portugal, "o pico da Nevosa com 1548 metros de altitude é a montanha mais alta e proeminente da serra do Gerês e do distrito de Vila Real, bem como a montanha mais alta de toda a região norte de Portugal.  

A nível nacional é a 5ª montanha mais alta de Portugal Continental (todas as quatro primeiras ficam na serra da Estrela).

No que respeita a proeminência topográfica esta montanha conta com 763 metros de altitude relativa o que faz dela a 4ª montanha mais proeminente do país (Continente) e a mais proeminente da serra do Gerês e do distrito de Vila Real. A sua "montanha pai" é o Cabeço de Manzaneda na Galiza.

O cume desta montanha fica situado no território da freguesia de Outeiro, no concelho de Montalegre. A fronteira com Espanha passa uns escassos 50 metros do cume, mas este está localizado no lado de Portugal.

O cume da Nevosa fica numa zona de difícil acesso no coração da serra do Gerês / Xurés, pelo que todas as rotas para lá chegar são longas e cansativas. Felizmente nenhuma estrada chega perto do cimo desta montanha, o que permite que se sinta uma alegria especial ao alcançar o cume.

A Nevosa é uma das montanhas que separa a bacia hidrográfica do rio Lima (a norte) da bacia hidrográfica do rio Cávado (a sul). Entre a Nevosa e o Pico do Sobreiro nasce a ribeira das Negras que mais abaixo toma o nome de Ribeira de Cabril e desagua no Cávado junto à aldeia de Cabril."



O regresso foi feito no sentido inverso através do mesmo trajecto até passar pelos Currais de Matança, seguindo depois durante algum tempo pelo carreiro que leva ao Castanheiro, mas baixando para Entre Caminhos um pouco mais tarde.

Ficam algumas fotografias do dia...






































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: