sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Trilhos seculares - De Leonte aos Prados da Messe


A intenção original deste dia, era fazer uma visita a Porta Ruivas partindo da Portela de Leonte. O dia apresentou-se bom para caminhar, sem perspectivas iniciais de chuva e temperatura baixa.

Iniciamos o percurso na Portela de Leonte e subindo a calçada até à Chã do Carvalho, chegamos ao Prado do Vidoal com uma imponente paisagem sobre o Pé de Cabril, o Pé de Medela, Carris de Maceira, Outeiro Moço e parte da Serra do Gerês, com a vista a alcançar as alturas da Serra Amarela e mais para lá até ao Soajo e Peneda.

Prosseguimos para a Preza, avistando o Vale de Teixeira e os respectivos currais de Teixeira e Cambalhão (Camalhão), prosseguindo depois para a Chã da Fonte e Chã das Gralheiras, dando acesso à Lomba de Pau. Após passar ao largo do curral de mesmo nome, descemos para o Curral do Conho e daqui, passando o Ribeiro do Porto das Vacas, passamos ao lado do Curral da Pedra, chegando finalmente aos Prados da Messe.

Por esta altura já se havia tomado a decisão de desistir da incursão a Porta Ruivas, aguardando dias mais longos. Por outro lado, o céu começava a ameaçar chuva com nuvens carregadas vindas de Sul. A descida de temperatura era notória durante o descanso e almoço.

Decidimos regressar ao ponto de partida passando ao lado das Albas e sobre o Vale do Rio do Forno, dirigindo-nos para Carris de Maceira e depois descendo pela Costa de Maceira. No final da descida, chegávamos ao Curral de Maceira e seguindo pela margem esquerda do Rio Mavceira, mais tarde chegávamos à Portela de Leonte.

Caminheiros - RB, AP, TT, PC, SF, MJL

Algumas fotos do dia (arquivo)...
























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: