segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Trilhos seculares - Caminhada de Natal ao Pé de Cabril


Uma pequena caminhada natalícia ao Pé de Cabril saindo da Portela de Leonte e enveredando pelo estradão florestal que se inicia por detrás da Casa Florestal de Leonte. Tirando partido do carreiro marcando com mariolas, passamos o Cancelo e logo depois chegávamos à Portela do Confurco na base da Agelheira.

Na Portela do Confurco seguimos o carreiro à esquerda das Portelas da Quelha Direita e passamos ao lado do Curral de Tirolirão, já com uma paisagem plena para a Serra Amarela e terrenos do Mourinho.

A subida ao espigão Poente do Pé de Cabril fez-se passando pelo pequeno túnel por entre os blocos de granito e depois utilizando a via ferrata que alguém baptizou de 'Hillary Step'. Até seria engraçado, se o Neozelandês Edmund Percival Hillary tivesse alguma relação com a Serra do Gerês. Infelizmente não tem. Ao baptizar aquela passagem, quem o fez poder-se-ia ter lembrado de Roger Heim, não o primeiro, mas um dos primeiros a escalar o Pé de Cabril. Fica a sugestão...

Atingido o cume do Pé de Cabril, celebrou-se a amizade com um café e uma nata, marcando-se assim a última jornada na Serra do Gerês antes da chegada do novo ano.

Caminheiros participantes: RB, AP, PF e ADC.























 



























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: