segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

246... Minas dos Carris em dia de aniversário com o GIPS


Em dia de aniversário do Blogue Carris só haveria um local possível para assinalar essa data, as Minas dos Carris. De forma especial, a data do 10.º aniversário deste blogue, fica assinalada com uma actividade de reconhecimento de parte da Serra do Gerês e da Serra do Xurés, com elementos do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.

O objectivo foi o de estudar rotas de emergência que sejam fiáveis e viáveis para uma evacuação mais rápida em caso de situação de emergência. A ideia surgiu em sequência dos acontecimentos de Janeiro de 2016 e pretendeu-se assim dar um conhecimento mais profundo não só de possíveis zonas de 'saída de emergência', bem como de zonas de perigo na área das Minas dos Carris.

A caminhada fez-se a partir da Mina das Sombras, Serra do Xurés, e utilizaram-se os velhos carreiros de montanha para fazer a ligação entre os dois complexos mineiros. Nas Minas dos Carris foram referenciados os locais de perigo (galerias, poços mineiros, zonas de derrocada e edifícios em ruína), seguindo-se depois uma passagem pelas Lamas de Homem até ao Quelhão para assim se ter uma ideia da funcionalidade de um resgate a partir do Lago Marinho. O regresso foi feito pela face Poente do marco geodésico dos Carris, indicando um percurso alternativo entre as Minas dos Carris e a Mina das Sombras.

Este é um trabalho meritório a ser feito por parte dos elementos do GIPS que assim procuram melhores estratégias de resgate em montanha, pensando na segurança de todos os visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para eles, e para os camaradas de caminhada (AP e PF), um agradecimento neste dia de aniversário do blogue.



























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

AMC disse...

Excelente dia! Muito produtivo para todos! Obrigada Rui, António e Paulo e todos os elementos do GIPS.
Parabéns pelo excelente blogue.