sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Outra descida às Minas dos Carris


Por entre a imensidão de arquivos lá vão surgindo umas memórias perdidas.

Esta é mais uma descida às Minas dos Carris, desta vez filmada a 3 de Maio de 2009 e mais uma vez utilizando métodos rudimentares e imaginação. A qualidade da imagem não é boa dado que nesta filmagem foi utilizada a câmara de um telemóvel que para a filmagem em questão poderia ter de ser sacrificado, logo não ser um equipamento de qualidade.

Pelo menos que eu conheça, não existem filmagens clássicas dentro das Minas dos Carris e tão pouco fora delas. Assim, e dentro de alguns (poucos anos) estas serão as únicas filmagens que existirão do poço principal das Minas dos Carris que juntamente com as filmagens existentes no filme "Descendo às Minas dos Carris" constituirão documentos de referência e uma memória visual do seu interior.

Todas estas filmagens são assim um (mais um) legado deixado por algumas pessoas quem em tempos se dedicaram a escrever e a descobrir um pouco da nossa história. Pode ser apenas uma nota de rodapé, mas são registos que ajudam a deixar para as gerações futuras as memórias dos tempos passados. E quando um povo deixa esquecer as suas memórias, então esse povo não merece ser recordado.

Vídeo: © Jorge Cardoso / Rui C. Barbosa

Sem comentários: