sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Hotéis termais das Caldas do Gerês (IV)

Também designado Hotel Luso-Brasileiro ou Hotel Jardim, a Pensão Central Jardim é ainda uma das unidades hoteleiras existentes nas Caldas do Gerês.

Segundo Rosa Fernanda Moreira da Silva, no seu livro "O Gerês de Bouro a Barroso","em 1879 era um pequeno hotel, propriedade de Francisco Estevão Almeida Maia. Em 1883, os irmãos João Gonçalves Jardim, residente nas Termas do Gerês, e Álvaro Gpnçalves Jardim, residente na Póvoa do Varzim, fazem obras e atribuíram a designação de hotel Central Jardim. Em 1930 concretizam um contrato de arrendamento deste pequeno hotel (...) a Baltazar Domingues da Silva. Segundo o referido contrato esse prédio urbano passou a designar-se por Pensão Central Jardim.

Em 1951, foi comprada por Baltazar Domingues da Silva e sua esposa Maria Adelaide Jesus P. Capela. Em 1967, foi adquirida por seu filho Ernesto da Conceição da Silva e esposa Clara da Silva. Este empresário de hotelaria realizou obras de reestruturação e requalificação. A gestão da actual unidade hoteleira denuncia uma permanente política de renovação, de modernidade, mas preservando o ambiente familiar.

Em finais do século XX, foi comprada pelo filho do proprietário, Guilherme Jorge da Rocha e Silva e a gerência da Pensão Central Jardim entrava para a 3ª geração familiar."

Fotografia: © Rui C. Barbosa (retirada do livro "O Gerez - estancia de cura, de repouso e turismo")

Sem comentários: