segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hotéis termais das Caldas do Gerês (II)

O Hotel Ribeiro é um dos exemplos de uma recuperação de um dos velhos hotéis existentes nas Caldas do Gerês e que ainda hoje oferece os seus serviços de hotelaria com a designação 'Hotel Apartamentos Gerês - Ribeiro'.

Segundo Rosa Fernanda Moreira da Silva, no seu livro "O Gerês de Bouro a Barroso","António Joaquim Ribeiro iniciou a edificação de esta unidade hoteleira em 1882 e inaugurou-a em 1883/84. O projecto inicial foi alterado e, em 1890, o edifício passou a ter cinco pisos. Posteriormente foi gerido pelo filho Hermínio Ribeiro. Seguidamente foi vendido à Companhia de Carris do Porto e desta a Júlio Pinto da Rocha.

Em 1918/1919, o novo proprietário António Magalhães Afonse Marinho, reduziu novamente a estrutura desta unidade hoteleira a três pisos e introduziu importantes remodelações no estilo arquitectónico. Em 1926 foi vendido à Empresa Hoteleira do Gerês.

Infelizmente, desde fins da década de 80, esta unidade hoteleira passou a evidenciar um preocupante estado de degradação e, em 15 de Abril de 1997 foi destruída por um violento incêndio.

No inicio do século XXI a Empresa Hoteleira inseriu este hotel e o espaço outrora ocupado pelo hotel Moderno num projecto de recuperação e reorganização funcional do topo Sul da avenida termal. A inauguração da nova unidade hoteleira ocorreu em 2008 e designa-se Hotel Apartamentos Gerês - Ribeiro."

Fotografia: © Rui C. Barbosa (retirada do livro "O Gerez - estancia de cura, de repouso e turismo")

Sem comentários: