terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hotéis termais das Caldas do Gerês (III)

Também conhecido como Hotel Central Anselmo ou Hotel das Pretas, o Grande Hotel Internacional é hoje uma memória arquitectónica nas Caldas do Gerês e a sua localização está hoje ocupada pelo edifício multiusos, sendo anteriormente ocupado pelo velho posto de abastecimento de gasolina.

Segundo Rosa Fernanda Moreira da Silva, no seu livro "O Gerês de Bouro a Barroso","o hotel Anselmo era propriedade dos irmãos Pires, do lugar do Penedo.

Iniciou a sua actividade no início do Século XX e localizava-se frontalmente ao balneário de 1ª classe. No rés-do-chão funcionavam salas de jogo de roleta e outras modalidades, anteriormente ao regulamento limitativo das referidas actividades.

Em 6 de Janeiro de 1934, um violento incêndio destruiu esta unidade hoteleira, com excepção das traseiras.

Posteriormente o seu espaço foi ocupado por um posto de abastecimento de gasolina.

Desde a década de 90 a Câmara de Terras de Bouro anexou esse espaço ao do antigo mercado e construiu um edifício Multiusos. Esta propriedade da autarquia tem a designação de Centro de Animação Termas e inclui um auditório, comércio diversificado, uma unidade bancária, biblioteca temática, espaço de Internet e a escola profissional - AMAR TERRA VERDE."

Fotografia: © Rui C. Barbosa (retirada do livro "O Gerez - estancia de cura, de repouso e turismo") 

Sem comentários: