quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alto Minho Greenways: CIM promove rede de caminhos verdes do Alto Minho



De 29 de Setembro a 17 de Novembro de 2012, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) organiza um conjunto de oito passeios pedestres de pequena rota pelos caminhos verdes do Alto Minho – “Alto Minho Greenways”. Esta iniciativa será desenvolvida em parceria com os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, e terá o acompanhamento de três técnicos qualificados, que elucidarão os participantes sobre os aspectos de maior interesse em cada caminhada do ponto de vista paisagístico, ecológico, histórico e cultural.

Com uma extensão de mais de 50 km, estes percursos foram propostos para adesão à rede internacional European Greenways Association, da qual a CIM é membro efectivo, no âmbito do projecto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte). A finalidade é reforçar a imagem dos caminhos verdes do Alto Minho no país e no estrangeiro. São eles: o Trilho do Corno de Bico (Paredes de Coura), que será percorrido no dia 29 de Setembro; o Caminho do Pão, Caminhos da Fé (Arcos de Valdevez), no dia 6 de Outubro; o Trilho das Pesqueiras (Melgaço), no dia 13 de Outubro; o Trilho da Serra d’Arga (Caminha e Ponte de Lima), no dia 20 de Outubro; o Trilho de Entre Ambos os Rios (Ponte da Barca), no dia 27 de Outubro; o Trilho do Forte de Montedor (Viana do Castelo), no 3 de Novembro; o Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas (VN Cerveira), no dia 10 de Novembro; e o Trilho da Foz do Rio Manco (Monção e Valença), no dia 17 de Novembro.

A participação em qualquer um dos percursos é gratuita, podendo as inscrições ser feitas através do site www.cim-altominho.pt. A cada participante será oferecido um impermeável e um chapéu, além do passaporte “Alto Minho Greenways”, para colocação dos carimbos relacionados com cada trilho, como forma de atestar a sua passagem pelos vários caminhos verdes do Alto Minho.

Os pedestrianistas participantes poderão ainda participar no Concurso de Fotografia de Natureza “Alto Minho Greenways” que será organizado, paralelamente, pela CIM, com o objectivo de promover, através da seleção das melhores fotografias, a rede de percursos verdes do Alto Minho e os recursos naturais e patrimoniais associados.

Serão premiadas as três melhores fotografias do conjunto dos percursos integrados nas caminhadas, designadas por um júri especializado, e uma fotografia eleita pelo público através da página do facebook http://www.facebook.com/altominho.greenways (fotografia com mais votos “gosto/like”). O regulamento do concurso está também disponível no site da CIM Alto Minho.

Sem comentários: