domingo, 26 de dezembro de 2021

Serra do Gerês - Aos Prados da Messe

 


Os Prados da Messe são aquele local na Serra do Gerês que nos fascinam por todos os motivos. Após caminhar pela rudeza granítica da serra, e apesar de já passarmos (ou não) pelo Prado do Conho, os Prados da Messe surgem-nos como um verdadeiro oásis por entre a penedia agreste. Os seus velhos carvalhos, os seus abrigos e as ruínas do velho edifício dos Serviços Florestais que ali marcam a paisagem, ajudam-nos a viajar para um mundo à parte.

A visita aos Prados da Messe pode ser incluída em diversos trajectos, neste caso, fizemos a subida começando na Portela de Leonte e seguindo pela Encosta do Morujal, passamos a Chã do Carvalho em direcção ao Vidoal. Depois, e ladeando o Outeiro Moço à vista de Lavadouros, seguimos para o colo da Preza e depois subimos para a Chã da Fonte até atingirmos a Fonte da Borrageirinha.

Continuando para Este, passamos as Lamas de Borrageiro e Gralheiras à sombra das Torrinheiras, chegando à planura da Lomba de Pau, antes de descer para o Prado do Conho. Antes desta descida, uma curta paragem para apreciar a imensidão da Serra do Gerês com o olhar a passar desde o marco da Lomba de Pau, Conho, Cantarelo, Torrinheira (Cabeço da Cova da Porca), Cidadelhe, Outeiro do Pássaro, Carris e Nevosa, Borrageiros e Palma.

Para lá do Conho, seguimos para Porto de Vacas e depois passamos ao lado do Curral da Pedra antes de chegarmos aos Prados da Messe.

O regresso foi encetado pela Lomba de Burro, passando depois pela Lameira das Ruivas antes de descer pela Costa de Sabrosa até chegar à Mata de Albergaria.

Ficam algumas fotografias do dia...






















Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: