sábado, 13 de julho de 2019

Desleixo, imprudência e irresponsabilidade


Chega o Verão e logo chegam as notícias de pessoas que ora necessitam de ser resgatadas de percursos não complicados no nosso Parque Nacional, ora necessitam de ser socorridas devido a quedas em lagoas e cascatas.

Os acidentes a todos acontecem, desde o montanhista mais experiente até ao veraneante de ocasião movido pelas belas fotografias publicadas no Facebook ou Instagram. Mas o factor que diferencia estas duas personagens em potenciais cenários de perigo e risco, é mesmo saber fazer a gestão desse mesmo risco.

A fotografia que acompanha e ilustra este texto foi-me enviada com a descrição "o povo anda tolo pois eram às dezenas no Arado tudo de chinelos e também os artistas que querem ficar nas fotos de toda gente, e depois admiram-se dos tombos."

A realidade é esta por muitas notícias que surjam sobre os acidentes que inevitavelmente marcam a época no Parque Nacional. A imagem é o exemplo puro e duro do desleixo, de imprudência e da irresponsabilidade. Será que a culpa é do Parque Nacional? Será que são necessárias placas de aviso em todo o lado?

Enquanto que quem visita o PNPG não tiver a consciência, cuidado e acima de tudo respeito por si próprio, estas situações irão acontecer e mesmo haver a tendência de se repetir com mais frequência!

Fotografia © Paulo Figueiredo (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: