terça-feira, 7 de maio de 2019

"Programa de ordenamento florestal privilegia eucaliptos na Peneda Gerês"


Por muito que se tente perceber a lógica destas decisões feitas nos gabinetes governativos, estas são simplesmente incompreensíveis!

Num país onde todos os anos a história se repete, plantamos bombas relógio e preparamos a paisagem e o cenário para catástrofes que todos já sabem vir a acontecer.

Em vez de aprender com os erros vergamo-nos à fome voraz das celuloses, à ganância da riqueza fácil. O inferno irá surgir num Verão próximo e aí iremos assistir ao circo do costume, com os palhaços do costume.

É um país a saque!

É um país a saque onde a Natureza está sempre exposta aos interesses financeiros e onde as classificações ambientais só importam para penalizar quem realmente se preocupa com ela. Os atentados ao Parque Nacional são quase diários: ou é a tentativa vergonhosa de abrir a Peneda-Gerês aos marialvas da caça grossa, ou é expor a Peneda-Gerês à voracidade da exploração mineira, ou é rodear a Peneda-Gerês de um potencial anel de fogo, etc.


O ICNF da maneira como está e da maneira como é dirigido não serve os interesses deste país! Demissão já!

Para ler aqui.


ICNF explica que sub-região do Parque Nacional da Peneda Gerês não compreende apenas o parque, mas sim o que sobra dos concelhos. João Branco, presidente da Quercus, considera que privilegiar eucaliptos na Peneda Gerês é privilegiar a produção de celulose.

Fotografia: Dreamstime

Sem comentários: