domingo, 13 de abril de 2014

209... Expedição aos Carris


Carris, 12 de Abril de 2014

Existiria forma melhor de comemorar o Dia da Cosmonáutica sem ser com uma caminhada até às Minas dos Carris? Provavelmente até haveria, mas certamente que não seria a mesma coisa...

Eram 8h00 quando o «Emssemblent» teve lugar no Parque de Campismo da Cerdeira, Campo do Gerês. Noite calma, tranquila e sossegada, retemperadora para uma jornada que seria igual a tantas outras até aos píncaros serranos do Gerês. O trajecto não traria, à partida nada de novo, porém nestas caminhadas nunca se sabe... isto é, de facto a primeira novidade seria o grupo que acompanharia ao longo do dia. O objectivo era conhecer aquela parte do Parque Nacional e a história do complexo mineiro. Em tudo isto, é sempre gratificante ver a forma como as pessoas reagem à paisagem e aos retalhos históricos que se vão recordando ao longo do caminho. Estes foram muitos, desde a abertura daquele caminho pelas encostas do Vale do Homem, passando pelas histórias dos nevões e das vidas das pessoas, sem esquecer os detalhes mais gerais sobre o complexo mineiro. Foram estes pequenos episódios que foram preenchendo os minutos ao dia que nos levou às Minas dos Carris e à Mina das Sombras.

Curiosamente, desde o princípio surgiu o desejo de se avistar as cabras selvagens e este desejo parece ter ecoado ao longo do vale porque mais tarde lá estariam elas, como que sentinelas das paragens mais altas ou como guardiãs daquelas paragens.

As Minas dos Carris e as velhas ruínas lá estavam, silenciosas... ou quase não fosse a música de fundo de um irritante rádio que estrepitosamente debitava aqueles sons que em nada se adequava ao entorno onde nos encontrávamos... quase uma heresia dentro de um templo, mas cada um tem a sua maneira de estar na montanha.

O dia terminou com uma passagem pela piscina de água termal da Calderia de Lobios, um momento relaxante para o corpo e para a alma antes do jantar no restaurante do Parque de Campismo da Cerdeira.

A próxima expedição é a 10 de Maio e os lugares são limitados!!!

Algumas imagens do dia...









































































Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: