segunda-feira, 23 de maio de 2011

Trilho Ferrata (Pé de Cabril) - Prova final do Curso de Guias de Baixa Montanha

Finalmente!!!!!!!!!! Finalmente foi possível levarmos a cabo a nossa prova final do Curso de Guias de Baixa Montanha pela primeira vez apresentado ao mundo e arredores pela ADERE Peneda-Gerês a 26 de Outubro de 2009.

Este curso foi "...financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal..." e visava promover um curso de formação, cujo objectivo era dotar os formandos de competências para exercerem a sua actividade no âmbito das actividades desportivo-recreativas na natureza e turismo activo, desportivo ou de aventura, nas áreas do planeamento, organização, desenvolvimento, monitorização e avaliação de itinerários por baixa montanha para todo o tipo de utentes; desenvolver a actividade profissional tanto de forma autónoma como contratada, no âmbito público, tais como áreas protegidas, estabelecimentos públicos de ensino ou autarquias e no âmbito privado, em grandes, médias e pequenas e micro-empresas; e estabelecer itinerários e guiar utentes por terreno de baixa montanha que não requerem técnicas nem materiais de escalada, de alpinismo ou de ski, em condições de segurança e de respeito pelo meio ambiente, adaptando-se aos utentes, atingindo a sua satisfação e a qualidade do serviço.

Assim, e após este longo período de tempo..., lá fomos finalmente fazer a prova final. Esta consistiu em simular um trabalho de guia de baixa montanha e desenrolou-se no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nomeadamente entre a Portela de Leonte e S. João do Campo (Campo do Gerês) com ascensão ao mítico Pé de Cabril tirando partido dos seculares trilhos de montanha existentes na zona. Na prova participaram, juntamnete comigo, dois colegas de curso, dois elementos convidados e quatro elementos como júri.

O percurso, apesar de decorrer a um ritmo muito lento, foi completado sem qualquer precalço e tudo correu pelo melhor. Não quero terminar sem um apreço e um abraço especial aos meus companheiros de curso que comigo foram «avaliados» nesta prova (a Luísa e o Adriano) e ao Daniel e João a participação e apoio dado no decorrer da mesma.

Em relação à minha apreciação final sobre o Curso de Guias de Baixa Montanha, esta será feita em tempo oportuno...

Ficam algumas fotografias para memória futura...

























Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

MEDRONHO disse...

Aleluia!

Mts parabéns. Está feito ;)