quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Projectos...


Carris, 28 Fevereiro de 2006

Enquanto se aguarda por uma resposta que parece tardar em chegar, vou delineando os projectos que terão como foco as Minas dos Carris em 2008. Apesar de já possuir muito material sobre as minas, ainda existem certos aspectos que merecem ser melhor estudados.

Um dos aspectos que mais me intriga neste momento é o traçado de um trilho que em tempos existiu na margem direita do Rio Homem. Na carta topográfica baseada em trabalhos de campo de 1949, este trilho só surge desde a Água da Pala percorrendo a margem do Rio Homem ao longo de alguns quilómetros e terminando um acima do Cabeço do Madorno já no princípio do Corgo dos Salgueiros da Amoreira. Curiosamente neste local estão referidas três pequenas construções que hoje em dia não são visíveis.

18 de Março de 2007

Na última caminhada até às Minas dos Carris no dia 18 de Dezembro tive o cuidado de procurar vestígios de um trilho na margem direita do Rio Homem. Em várias zonas, e nomeadamente no princípio da Encosta do Sol, é visível o que parece ser o traçado de um trilho por entre a vegetação. Convém referir que na Carta Militar, Folha 31, dos Serviços Cartográficos do Exército, não está assinalado qualquer caminho ou trilho de montanha nesta zona.

Para além de determinar o traçado deste trilho irei tentar fazer uma geo-referenciação dos edifícios das Minas dos Carris, determinar os locais de prospecção ou sondagem na Corga da Lamalonga, levar a cabo uma comparação fotográfica de vários edifícios existentes nos Carris e tentar determinar a extensão das explorações a céu aberto localizadas para lá da represa dos Carris. Outros objectivos serão a determinação e registo fotográfico de outros locais de sondagem ou exploração mineira, nomeadamente na concessão de Cidadelhe, na concessão 3213 Lomba / Cadeiró e na concessão 999-P Romião, todas localizadas na Serra do Gerês.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: