quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Paisagens da Peneda-Gerês (MCCXVI) - A solidão

 


A solidão dos dias de montanha na Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

13 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boa noite Rui,
Uma pequena dúvida, os currais de cidadelhe ainda estam em uso por alguma vezeira? Se sim qual é o território a que pertence?

Rui C. Barbosa disse...

Caro Desconhecido,

Os currais foram recuperados há uns anos. Pertencerão a Cabril/Pincães. Como não estão assim tão afastados do Abrigo de Lagoa, penso que não serão utilizados para pernoita, mas é usual ver-se os animais em pastagem por lá.

Francisco Ascensão disse...

Obrigado!

Francisco Ascensão disse...

Outra questão Rui, a vezeira de fafião utiliza ainda que currais para pernoita? Alguns dos abrigos parecem já não ser utilizados para pernoita hoje em dia, servindo muitas vezes apenas, como local de armazenamento de material e de refúgio em caso de mau tempo. Dou como exemplo a cabana de fechinhas, sem porta e ainda sem renovação, não me parece que ainda lá durmam, principalmente em dias de chuva (atenção! de certeza que seria uma grande experiência). A touça também me parece ser apenas um local de pastagem e não de pernoita. Como conhece melhor que eu todos os currais e abrigos pertencentes aos baldios e vezeira de fafião será que me pode explicar isto?

Rui C. Barbosa disse...

Caro Francisco,

São poucos os abrigos efectivamente utilizados pelos pastores nas suas estadias na serra. No Gerês talvez somente sejam utilizados (pelos pastores) os abrigos de Teixeira, Cambalhão, Conho, Messe, Rocalva, Vidoeiro e Lagoa.

Há vários outros recuperados, mas penso que já não sejam utilizados pelo pastoreio. Posso estar enganado e falhar algum.

Francisco Ascensão disse...

Caro Rui,
De facto acho que se esqueceu de coriscadas da vezeira de ribeira (não me referindo agora à da vezeira de fafião) . Não estou a reconhecer o nome do abrigo do vidoeiro, não será vidoeirinho? Se sim, já que é bastante parecido com a amarela acho que a cabana deste curral também seria utilizada. Achei estranho a rocalva, pois não coincide com as características das Cabanas mais renovadas (ex:messe e conho), mas é Bastante interessante. As cabanas do vidoal não seriam também utilizadas?
Estando assim reduzido o número de abrigos pastoris utilizados para fins de pernoita, quando a vezeira está num Prado ou curral onde os pastores não pernoitam, estes devem voltar à aldeia, presumo. Perdoe-me a quantidade de perguntas, Pitões das júnias já não tem vezeira pois não? Obrigado!

Francisco Ascensão disse...

Peço desculpa Rui, mas acho que me esqueci de acrescentar outros abrigos que sem dúvida são utilizados para pernoita: carvalha das éguas, pinhô, curral dos portos, lomba do vidoeiro (estou em dúvida) e portas ruivas (também estou em dúvida)

Rui C. Barbosa disse...

Francisco,

Tem toda a razão, nem me lembrei desses.

Não era 'Vidoeiro', mas 'Vidoal'.

Na actualidade são raros (senão inexistentes) os casos nos quais os pastores permanecem dias seguidos na serra. Em grande percentagem, o pastoreio é feito sem a presença do pastor (exceptuando a vezeira de Cabril e Pincães que penso terem os pastores no abrigo de Lagoa).

Em Pitões das Júnias os animais são guardados (de forma geral) todos ios dias.

Francisco Ascensão disse...

Rui Barbosa,
https://vezeira.pt/o-caminho-secular-da-vezeira/
No link acima diz-nos que a vezeira de fafião ainda efetua a pernoita na Serra, durante os meses de Maio e Setembro. Acredito que não seja todos os dias, pois o ano passado passei por vidoirinho, onde a vezeira de fafião estava e não havia nenhum pastor. No entanto segundo este relato do site da vezeira, a população fafiota arranja e prepara os currais antes da subida da vezeira, para que haja condições de pernoita. Pode ser que não seja todos os dias mas pernoita ainda existe, penso eu. Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Rui C. Barbosa disse...

O mesmo acontece com as vezeiras de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Ribeira. Os currais e abrigos são todos preparados antes da subida da vezeira, mas a ocupação (na maior parte das vezes) somente acontece aos fins de semana.

Francisco Ascensão disse...

Obrigado Rui pela atenção e ajuda!

pablo victor disse...

Olá, há algum risco de pernoita nesses abrigos? Como sabemos são territórios de lobos . Curioso o gado sem pastor. Não é presa fácil para os lobos? Obrigado.

Rui C. Barbosa disse...

Olá Pablo,

Relativamente ao lobo, não há qualquer risco em pernoitar nesses abrigos. O lobo terá mais medo de nós do que nós dele.

Cumprimentos,