sábado, 26 de fevereiro de 2022

Picos de Europa - De El Cable a Fuente Dé (via Vueltona e Áliva)

 


Iniciando a caminhada em El Cable, segui por uma paisagem invernal que há já muito ansiava. O objectivo seria atingir Cabaña Veronica, porém, as condições de neve muito dura e a não existência de equipamento adequado para progredir a partir de certo ponto, fez que se tomasse a prudente decisão de desistir do objectivo e encetar o regresso via Puertos de Áliva.

Assim, deixando para trás a estação superior do teleférico, segui em direcção aos Lagos de Lloroza através dos Hoyos de Lloroza. Após passar os lagos congelados, atingimos o percurso para Cabaña Veronica na Vueltona e iniciou-se a árdua subida através da neve e gelo. Mais adiante, foi necessário colocar as raquetes de neve para facilitar a progressão nas zonas mais inclinadas. No entanto, antes de iniciar a descida à sombra da Aguja de Bustamante - e como a pendente da encosta iria dificultar a progressão - decidi desistir ded atingir a Cabaña Veronica e iniciar o percurso para os Puertos de Áliva. O percurso levou-nos a rodar Peña Olvidada e as Agujas de Tajahierro, tomando cuidadosamente o caminho de descida para Àliva passando nas imediações do Chalet Real. Chegando ao Refúgio de Áliva foi feita (finalmente) uma paragem para o almoço.

Deixando o refúgio, seguiu-se o traçado do percurso PR-PNPE-24 através dos Puertos de Áliva, fazendo um pequeno atalho através do Sel de las Yeguas até às Majadas de Espinama. Chegando às Portillas del Boquerón, encetamos pela vertente do Joyo de Iguendri, encosta de Frades e encosta de La Serna, seguindo através de um frondoso bosque invernal e passando pela Vega del Naranco e Los Setares, antes de chegar a Fuente Dé.

Ficam algumas fotografias do dia...







































Fotografias© Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: