sábado, 12 de fevereiro de 2022

Caminhada à Rocalva

 


Saída desde o estacionamento após a Ponte do Arado e seguindo a estrada florestal, com passagem pela Malhadoura e Curral dos Portos a caminho da Tribela. Aqui, seguimos em direcção à Ponte de Servas e subindo em direcção ao Curral de Pinhô. O vislumbre dos colossos que havíamos de visitar de perto dali a uns «instantes» estava oculto pelo nevoeiro que cobria o alto da serra e o fundo do Vale do Rio Conho.



Continuando pelo caminho florestal que passa na base da Roca de Pinhô, entramos num bosque que esconde um carreiro que nos leva já perto de Pousada no traçado do Trilho da Vezeira de Fafião. Pousada ficará à nossa esquerda bem como o Tope Ruim, à medida que entramos numa corga que nos vai conduzir a Pradolã (para breve ficará a visita ao Curral de Bicos Altos, Amarela e Lagarinho). À nossa direita os alcantilados escarpados de Bicos Altos são percorridos por línguas densas de nevoeiro, criando um cenário de um filme fantástico. Continuando pelo carreiro e subindo longas lajes de granito, chegamos ao Curral de Pradolã e à sua fonte.


Após uma breve paragem, seguimos o caminho ao lado de Fontela e mais adiante atinge-se o magnífico Estreito, um verdadeiro espectáculo da Natureza abrindo-se para o Vale do Rio Laço (à nossa direita) - afundando-se para o Curral da Touça - e para a Corga das Cerdeiras (à nossa esquerda) - caindo para Entre Águas. O caminho continua para o Curral de Vidoeirinho e a Meda de Rocalva surge já no horizonte próximo. Após uma curta paragem em Vidoeirinho, continua-se o percurso passando o Penedo das Cangas e até chegar a uma das paisagens que são por excelência, verdadeiros símbolos da resiliência dos povos serranos e uma das imagens de marca do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Depois do repasto no Curral de Rocalva, era hora de encetar o regresso descendo pela crista inicial do Quinão (ou Quina) do Meio e depois pelo Curral do Cando, seguindo pelo magnífico carreiro que percorre a Encosta do Cando e descendo em direcção ao Curral de Coriscada. Finalmente, e descendo a Corga do Urso, uma curta visita ao Curral de Giesteira e seguindo em direcção ao Miradouro do Arado, chegava-se de novo à estrada florestal que leva ao ponto de partida.

































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: