quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

323... Minas dos Carris em dia de Inverno

 


Visita às Minas dos Carris percorrendo o Vale do Alto Homem em dia de Inverno.

Para uma descrição da caminhada pelo Vale do Alto Homem podem ler o texto em 322... Caminhada às Minas dos Carris pelo Vale do Alto Homem.

Cada vez mais aconselho que, para percorrer as zonas de protecção total do Parque Nacional da Peneda-Gerês, solicitem a respectiva autorização ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Saibam como em Procedimento para solicitar autorização para actividades de visitação no PNPG.

As paisagens de neve não são muito comuns esta época invernal, mas o cenário que encontrei nas Minas dos Carris fez lembrar outras caminhadas onde a neve foi certamente mais abundante. Nota para o vento frio que se fazia sentir por entre as ruínas, e para a tranquilidade e silêncio que por lá reinavam.

Ficam as fotografias, desta vez mais do que palavras...




























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boas rui
Sabe me dizer qual a razão do topónimo pico do sobreiro? Sei que não é o nome real do local, a minha dúvida é qual o porquê de surgir esse nome. Obrigado!

Rui C. Barbosa disse...

Desconhecido,

Não sei a razão da origem desse topónimo. A verdade, é que somente surge na carta topográfica mais recente. Associo o nome a um 'Pico da Cabreirinha' que nunca surgiu em mapas, mas que é referenciado na zona. Outras vezes, é relacionado com o Altar dos Cabrões, mas este fica mesmo na linha de fronteira.